Acácio de Almeida



Nome completo: Acácio Augusto de Almeida

Nasceu: 1938-06-26

Local de nascimento: Souto
Nacionalidade: Portuguesa
Email: dealmeida.acacio@gmail.com
Sítio internet: http://www.aipcinema.com/index.php/14-honorarios/76-acacio-de-almeida-aip-honorario.html
Dados adicionais:

Director de Fotografia.
Depois de frequentar o liceu em Viseu, Acácio de Almeida vem para Lisboa em 1959. Inicia-se com familiares a sonorizar filmes amadores em película de 9,5 mm. É aqui que a imagem o atrai e o desperta para o cinema. Frequenta o curso de cinema no Centro Universitário de Lisboa para depois encetar uma carreira como assistente de imagem.
Depois de ter assumido a carreira de director de fotografia que iniciou na longa metragem de António de Macedo “7 Balas para Selma”, foi bolseiro em 1977 da Fundação Calouste Gulbekian em Paris. Aí teve a oportunidade de estagiar com um mestre da fotografia cinematográfica Nestor Almendros.
Acácio de Almeida foi fundador do Centro Português de Cinema em 1970 e da Cooperativa Grupo Zero após o 25 de Abril de 1974.
Foi um dos fundadores da produtora Inforfilmes, em 1987.
É Sócio Honorário da AIP Cinema.

Prémios:
"O Cerco" - SEIT ; "Pandora" - Prémio Golfinho de Ouro ; "Agosto" - Prémio Sete de Ouro ; "Balada da Praia dos Cães" - Prémio Sete de Ouro ; "À Flor do Mar" - Prémio Sete de Ouro ; "Um Adeus Português" - Prémio Sete de Ouro ; "Fim de Estação" - Prémio IPC ; "Ana" - Prémio Nova Gente ; "O Passado e o Presente" - Prémio Casa da Imprensa ; "A Sombra dos Abutres" - Melhor Fotografia Madrimagen e Fest. Gramado Brasil.

Participações [#114]

  • 201709111039_cinept_licenciatura_em_cinema_260_260
  • PUB