A Festa (1975)

24 min

Documentário   Curta-metragem  

Realização:  ·  António Campos

Argumento:  ·  António Campos

A câmara de António Campos participa dia 10 de Agosto de 1975 na festa anual dos pescadores que se realizou dias 9 e 10 de Agosto.
A festa em honra de São Pedro teve lugar à beira mar, em Vieira de Leiria.

Como explicou António Campos, "A Festa" constitui um corpo autónomo mas, de qualquer forma, paralelo à sua mais recente longa metragem de características etnográficas, "Gente da Praia da Vieira".
Trata-se de um complemento do filme "Gente da Praia da Vieira", isolado a partir do conjunto de material fílmico, em virtude das suas características próprias e de unidade temática. Uma narrativa temporalmente linear, construída algo ao sabor do imprevisto.
[Fonte: Manuela Penafria, O Paradigma do Documentário, António Campos Cineasta, UBI, Livros Labcom, 2009, p.125]

Em A FESTA, António Campos filmou a festa em honra de S. Pedro e benefício da capela local, em 9 e 10 de agosto de 1975 (essas imagens foram inicialmente captadas para integrar GENTE DA PRAIA DA VIEIRA, projeto que merecera pela primeira ao autor um subsídio do Instituto Português de Cinema). Representam o seu regresso às margens do Tejo em Vieira de Leiria, onde filmou as suas primeiras obras, agora no contexto revolucionário.
[Fonte: Cinemateca]

Equipa

Dados Técnicos:
Cor | 16 mm |

Outras informações:
Com agradecimento à Comissão de Festas de São Pedro, a António Rodrigues da Silva, Cabo do mar, e à gente da Praia da Vieira.

  • 201709111039_cinept_licenciatura_em_cinema_260_260
  • PUB