Manoel de Oliveira
         
         
		          
         
         Nome completo: Manoel Cândido Pinto de Oliveira
         Nasceu: 1908-12-11 · Morreu: 2015-04-02          
         
            Local de nascimento: Porto
            Local de óbito: Porto
            Nacionalidade: Português
                        Sítio internet: http://focorevistadecinema.com.br/FOCO1/benard-singularidade.htm
            Dados adicionais: 
         
         
         
Participações [#213]
- Argumento
-   · Douro, Faina Fluvial (1931) 
-   · Estátuas de Lisboa (1932) 
-   · Miramar, Praia das Rosas (1938) 
-   · Famalicão (1941) 
-   · Aniki-Bóbó (1942) 
-   · O Pão (1959) 
-   · Acto da Primavera (1963) 
-   · A Caça (1964) 
-   · O Passado e o Presente (1972) 
-   · Benilde ou a Virgem Mãe (1975) 
-   · O Sapato de Cetim (1985) 
-   · O Meu Caso (1987) 
-   · Os Canibais (1988) 
-   · Non ou a Vã Glória de Mandar (1990) 
-   · A Divina Comédia (1991) 
-   · O Dia do Desespero (1992) 
-   · Vale Abraão (1993) 
-   · A Caixa (1994) 
-   · O Convento (1995) 
-   · Party (1996) 
-   · Viagem ao Princípio do Mundo (1997) 
-   · Inquietude (1998) 
-   · A Carta (1999) 
-   · Palavra e Utopia (2000) 
-   · Vou Para Casa (2001) 
-   · Porto da Minha Infância (2002) 
-   · O Princípio da Incerteza (2002) 
-   · Um Filme Falado (2003) 
-   · O Quinto Império: ontem como hoje (2004) 
-   · Espelho Mágico (2005) 
-   · Belle Toujours (2006) 
-   · O Improvável não é Impossível (2006) 
-   · Romance de Vila do Conde (2008) 
-   · O Vitral e a Santa Morta (2008) 
-   · Singularidades de uma Rapariga Loira (2009) 
-   · Painéis de São Vicente de Fora, Visão Poética (2010) 
-   · Do Visível ao Invisivel (2012) 
-   · A Igreja do Diabo (2012) 
-   · O Velho do Restelo (2014) 
-   · Visita ou Memórias e Confissões (2015) 
- Cenários
-   · A Carta (1999) 
- Direcção de Fotografia
-   · O Pintor e a Cidade (1956) 
-   · Acto da Primavera (1963) 
-   · A Caça (1964) 
-   · As Pinturas do Meu Irmão Júlio (1965) 
-   · 1 Século de Energia (2015) 
- Direcção de Montagem
-   · Aniki-Bóbó (1942) 
-   · O Pintor e a Cidade (1956) 
-   · Acto da Primavera (1963) 
-   · A Caça (1964) 
-   · As Pinturas do Meu Irmão Júlio (1965) 
-   · O Passado e o Presente (1972) 
-   · A Caixa (1994) 
-   · Party (1996) 
- Direcção de Som
-   · O Pintor e a Cidade (1956) 
-   · Acto da Primavera (1963) 
-   · A Caça (1964) 
-   · As Pinturas do Meu Irmão Júlio (1965) 
- Intérprete
-   · Fátima Milagrosa (1928) 
-   · A Canção de Lisboa (1933) 
-   · Acto da Primavera (1963) 
-   · Amor de Perdição - Memórias de uma Família (1979) 
-   · Conversa Acabada (1981) 
-   · Non ou a Vã Glória de Mandar (1990) 
-   · A Divina Comédia (1991) 
-   · Viagem a Lisboa (1994) 
-   · Viagem ao Princípio do Mundo (1997) 
-   · Especial Cannes: 50 Anos de Festival (1997) 
-   · Inquietude (1998) 
-   · 15ª Pedra: Manoel de Oliveira e João Bénard da Costa em Conversa Filmada (2005) 
-   · Cristóvão Colombo - o Enigma (2007) 
-   · A Verdade Inventada (2008) 
-   · Sem Cura - à saúde de Manoel de Oliveira (2011) 
-   · Visita ou Memórias e Confissões (2015) 
- Montagem
-   · Douro, Faina Fluvial (1931) 
-   · Miramar, Praia das Rosas (1938) 
-   · Famalicão (1941) 
-   · O Pão (1959) 
-   · A Propósito da Inauguração de uma Estátua - Porto, 1100 Anos (1970) 
-   · O Passado e o Presente (1972) 
-   · Benilde ou a Virgem Mãe (1975) 
-   · O Meu Caso (1987) 
-   · Os Canibais (1988) 
-   · Non ou a Vã Glória de Mandar (1990) 
-   · A Divina Comédia (1991) 
-   · O Dia do Desespero (1992) 
-   · Vale Abraão (1993) 
-   · O Convento (1995) 
-   · Party (1996) 
-   · Momento - Uma Canção de Pedro Abrunhosa (2002) 
-   · Singularidades de uma Rapariga Loira (2009) 
-   · Do Visível ao Invisivel (2012) 
-   · Visita ou Memórias e Confissões (2015) 
- Planificação
-   · O Velho do Restelo (2014) 
- Produção
-   · Douro, Faina Fluvial (1931) 
-   · O Pintor e a Cidade (1956) 
-   · O Coração (1958) 
-   · O Pão (1959) 
-   · Acto da Primavera (1963) 
-   · A Caça (1964) 
-   · As Pinturas do Meu Irmão Júlio (1965) 
-   · A Propósito da Inauguração de uma Estátua - Porto, 1100 Anos (1970) 
-   · O Passado e o Presente (1972) 
- Produtor Executivo
-   · Miramar, Praia das Rosas (1938) 
- Realização
-   · Douro, Faina Fluvial (1931) 
-   · Estátuas de Lisboa (1932) 
-   · Hulha Branca (1932) 
-   · Os Últimos Temporais - Cheias do Tejo (1937) 
-   · Miramar, Praia das Rosas (1938) 
-   · Já Se Fabricam Automóveis em Portugal (1938) 
-   · Famalicão (1941) 
-   · Aniki-Bóbó (1942) 
-   · O Pintor e a Cidade (1956) 
-   · O Coração (1958) 
-   · O Pão (1959) 
-   · Acto da Primavera (1963) 
-   · A Caça (1964) 
-   · Villa Verdinho - Uma Aldeia Transmontana (1964) 
-   · As Pinturas do Meu Irmão Júlio (1965) 
-   · O Passado e o Presente (1972) 
-   · Benilde ou a Virgem Mãe (1975) 
-   · Amor de Perdição - Memórias de uma Família (1979) 
-   · Francisca (1981) 
-   · Nice... À Propos de Jean Vigo (1983) 
-   · Lisboa Cultural (1983) 
-   · O Sapato de Cetim (1985) 
-   · Simpósio Internacional de Escultura em Pedra - Porto 1985 (1985) 
-   · O Meu Caso (1987) 
-   · A Propósito da Bandeira Nacional (1987) 
-   · A Bandeira Nacional (1987) 
-   · Os Canibais (1988) 
-   · Non ou a Vã Glória de Mandar (1990) 
-   · A Divina Comédia (1991) 
-   · O Dia do Desespero (1992) 
-   · Vale Abraão (1993) 
-   · A Caixa (1994) 
-   · O Convento (1995) 
-   · Party (1996) 
-   · Viagem ao Princípio do Mundo (1997) 
-   · Inquietude (1998) 
-   · A Carta (1999) 
-   · Palavra e Utopia (2000) 
-   · Vou Para Casa (2001) 
-   · Porto da Minha Infância (2002) 
-   · O Princípio da Incerteza (2002) 
-   · Momento - Uma Canção de Pedro Abrunhosa (2002) 
-   · Um Filme Falado (2003) 
-   · O Quinto Império: ontem como hoje (2004) 
-   · Espelho Mágico (2005) 
-   · Belle Toujours (2006) 
-   · O Improvável não é Impossível (2006) 
-   · Cristóvão Colombo - o Enigma (2007) 
-   · Romance de Vila do Conde (2008) 
-   · O Vitral e a Santa Morta (2008) 
-   · Singularidades de uma Rapariga Loira (2009) 
-   · O Estranho Caso de Angélica (2010) 
-   · Painéis de São Vicente de Fora, Visão Poética (2010) 
-   · Do Visível ao Invisivel (2012) 
-   · O Gebo e a Sombra (2012) 
-   · A Igreja do Diabo (2012) 
-   · Centro Histórico (2012) 
-   · O Conquistador, Conquistado (2012) 
-   · O Velho do Restelo (2014) 
-   · Visita ou Memórias e Confissões (2015) 
-   · 1 Século de Energia (2015) 
- Supervisão
-   · A Propósito da Inauguração de uma Estátua - Porto, 1100 Anos (1970) 
-   · Sever do Vouga... Uma Experiência (1971) 
- Adaptação
-   · Aniki-Bóbó (1942) 
-   · O Passado e o Presente (1972) 
-   · Benilde ou a Virgem Mãe (1975) 
-   · Amor de Perdição - Memórias de uma Família (1979) 
-   · Francisca (1981) 
-   · Os Canibais (1988) 
-   · Vale Abraão (1993) 
-   · A Caixa (1994) 
-   · O Convento (1995) 
-   · O Quinto Império: ontem como hoje (2004) 
-   · Espelho Mágico (2005) 
-   · Singularidades de uma Rapariga Loira (2009) 
-   · O Gebo e a Sombra (2012) 
- Diálogos
-   · Aniki-Bóbó (1942) 
-   · Benilde ou a Virgem Mãe (1975) 
-   · Non ou a Vã Glória de Mandar (1990) 
-   · A Divina Comédia (1991) 
-   · O Dia do Desespero (1992) 
-   · Vale Abraão (1993) 
-   · A Caixa (1994) 
-   · O Convento (1995) 
-   · Viagem ao Princípio do Mundo (1997) 
-   · Inquietude (1998) 
-   · A Carta (1999) 
-   · Porto da Minha Infância (2002) 
-   · Um Filme Falado (2003) 
-   · O Quinto Império: ontem como hoje (2004) 
- Fotografia
-   · Estátuas de Lisboa (1932) 
-   · Os Últimos Temporais - Cheias do Tejo (1937) 
-   · O Pão (1959) 
- Participação
-   · Oliveira, o Arquitecto (1993) 
- Voz Off
-   · Porto da Minha Infância (2002) 
- Planificação/Sequência
-   · Miramar, Praia das Rosas (1938) 
-   · Famalicão (1941) 
-   · Aniki-Bóbó (1942) 
-   · O Pão (1959) 
-   · Acto da Primavera (1963) 
-   · O Passado e o Presente (1972) 
-   · Benilde ou a Virgem Mãe (1975) 
-   · Amor de Perdição - Memórias de uma Família (1979) 
-   · Francisca (1981) 
-   · Vale Abraão (1993) 
-   · A Caixa (1994) 
-   · O Convento (1995) 
- Produção Executiva
-   · O Pão (1959) 
-   · Acto da Primavera (1963) 
 
      
actor, argumentista, director de fotografia, técnico de som, trabalha ainda na planificação e sequência e na montagem.
“Manoel de Oliveira nasceu no Porto, numa família da burguesia industrial daquela cidade.
Fez os estudos elementares num colégio dos jesuítas – La Guardia, em Vigo. Desde muito novo que se interessa pelo cinema, mas é como desportista (atletismo e automobilismo) que o seu nome ganha a primeira notoriedade.
Tem uma juventude algo boémia e chegou a fazer um número de trapézio voador nas festas anuais do Sport Club do Porto. Com vinte anos, na mira de se tornar um galã do cinema, inscreve-se
na Escola de Actores de Cinema, fundada no Porto por Rino Lupo. É por essa via que, como figurante, participa pela primeira vez num filme: Fátima Milagrosa, de Rino Lupo (1928).
No ano seguinte, com uma máquina de 35 mm rudimentar que comprara do seu próprio bolso e com um guarda-livros que gostava de fotografia como operador (António Mendes), começa a
rodagem do seu primeiro filme, Douro, Faina Fluvial, cuja versão muda seria estreada a 21 de Setembro de 1931, no Congresso Internacional da Crítica. Violentas reacções dos críticos
portugueses e o aplauso da crítica estrangeira marcam o primeiro contacto de Oliveira com o público, num ciclo que se havia de repetir durante seis décadas (pelo menos...).
Avelino de Almeida, José Régio e Adolfo Casais Monteiro foram dos raros intelectuais portugueses a escreverem o seu apoio a um filme com o qual começa, verdadeiramente, o Cinema Novo em Portugal.
Em 1933 Oliveira é, de novo, actor em A Canção de Lisboa, de Cotinelli Telmo, e, em 1934, uma versão sonorizada com música de Luís de Freitas Branco de Douro, Faina Fluvial é exibida
comercialmente. O filme inicia uma série de apresentações no estrangeiro que não mais pararia, até hoje.
Oliveira começa então a delinear projectos que se gorariam. Desemprego, Gigantes do Douro,
Hino de Paz, Luz, Roda, A Mulher Que Passa, Prostituição, são títulos que não passaram do papel nos anos 30. Entretanto alguns documentários foram possíveis: Miramar, Praia das Rosas;
Em Portugal Já se Fazem Automóveis e Famalicão.
Em 1941, com produção de António Lopes Ribeiro, Oliveira realiza o seu primeiro filme de ficção, Aniki-Bobó, a que se segue mais uma travessia do deserto. Casara, em 1940, com Maria Isabel Brandão Carvalhais e as várias incompreensões a que foi votado (nomeadamente do Fundo de
Cinema que lhe recusa subsídios) fazem-no estar inactivo cinematograficamente mais de uma
década. Já nos anos 50 dois projectos não se concretizam: Angélica e Pedro e Inês.
Em 1955 desloca-se à Alemanha para estudar a cor no cinema e, com aparelhagem por ele mesmo adquirida, escreve, produz, fotografa, monta e dirige, no ano seguinte, O Pintor e a
Cidade. Mais duas longas-metragens goradas (O Bairro de Xangai e Do Ano Dois Mil não Passarás) e um novo documentário rodado, O Pão (1958-1959).
Ainda em 1959 começa a rodagem de A Caça, que só terminaria em 1963. Os anos 60 viriam a marcar o início da consagração de Manoel de Oliveira no plano internacional, a partir de Itália
(1964: medalha de ouro no Festival de Siena com Acto da Primavera; A Caça passa no Festival de Bérgamo) e de França (1963: estreia comercial de Acto da Primavera em Paris; 1965:
retrospectiva da sua obra na Cinemateca Francesa de Henri Langlois). Também em Portugal lhe é
prestada uma homenagem nacional em 1963, o ano em que Acto da Primavera impõe, em definitivo, o seu autor.
Nos anos 70 realiza a sua «tetralogia dos amores frustrados» e a consagração crítica internacional
cimenta-se.
Na década seguinte recebe galardões e homenagens um pouco por todo o mundo (entre os quais um Leão de Ouro Especial no Festival de Veneza).
Em 1987, numa demonstração de eclectismo, estreia-se como encenador teatral em Itália, com um espectáculo concebido a partir do conto De Profundis, de Agustina Bessa-Luís, apresentado no festival A Cidadela do Teatro em Santarcangelo di Romagna, em Julho desse ano.
Com mais de 100 anos de idade e ainda em actividade, Oliveira é, sem dúvida, o mais importante cineasta de todo o cinema português.
- - # - PRÉMIOS (até 1999):
# - O Pintor e a Cidade (1956):
Festival de Curta-metragem de Cork – Harpa de prata;
# - Acto de Primavera (1963):
- Festival de Siena (1964) – Prémio para a Melhor Realização da Casa da Imprensa, Medalha de Ouro,
# - Amor de Perdição (1979):
- Festival da Figueira da Foz (1979) – Prémio Especial do Júri para o filme e para o conjunto da obra;
# - Francisca (1981):
- Festival de Cannes (1981) – Quinzena dos Realizadores, Prémio Vittorio de Sica Medalha de Ouro, Grande Prémio do Instituto Português de Cinema.
# - O Sapato de Cetim (1985):
- Mostra Internazionale d'Arte Cinematografica (1985) – Leão de Ouro especial pelo conjunto da obra.
# - Os Canibais (1988):
- Festival de Cannes (1988) – Nomeado para a Palma de Ouro;
- Festival Internacional de Cinema de S. Paulo (1988) – Prémio Especial de Critica.
# - A Divina Comédia (1991):
- Festival de Cinema de Veneza (1991) – Prémio Especial do Júri.
# - Vale Abraão (1993):
- Festival de Cannes (1993) – Quinzena dos Realizadores (Menção Especial);
- Festival Internacional de Cinema de S. Paulo (1993) – Prémio da Crítica;
- Festival Internacional de Cinema de Tokyo (1993) – Prémio para a melhor contribuição artística.
# - O Convento (1995):
- Festival Internacional de Cinema da Catalonia (1995) – Prémio Especial da Critica Literária.
# - Party (1996):
- Festival de Cinema de Veneza (1996), Nomeado para o Leão de Ouro.
# - Viagem ao Princípio do Mundo (1997):
- Festival de Cannes (1997) – Prémio FIPRESCI;
- Festival Internacional de Cinema de Chicago (1997) – Nomeado para o Hugo de Ouro pelo melhor filme;
- Festival Internacional de Cinema de Tokyo (1997) – Prémio Especial de Carreira;
- Prémios Europeus de Cinema (1997) – Prémio FIPRESCI
# - A Carta (1999):
Festival de Cannes (1999) – Prémio do Júri.
# - Inquietude (1998):
Globos de Ouro (1999) – Globo de Ouro para o Melhor Realizador.