Sem Cura - à saúde de Manoel de Oliveira (2011)

38m 50s

Documentário  

Realização:  ·  Saguenail  ·  Regina Guimarães

Para a realização de SEM CURA / À SAÚDE DE MANOEL DE OLIVEIRA, partimos da ideia de inquirir a presença da medicina, sob os mais diversos aspectos, na obra do mestre. Desde a presença da própria instituição hospitalar concreta (ANIKI-BÓBÓ) ou metafórica (A DIVINA COMÉDIA), até à personagem do doente (O DIA DO DESESPERO, O ESPELHO MÁGICO…) ou do médico (BENILDE, VALE ABRAÃO, JE RENTRE À LA MAISON, CRISTÓVÃO COLOMBO…), passando por inúmeras situações de morte iminente (FRANCISCA, NON, A CARTA…), etc.
Constatado o considerável número das situações que envolvem clínica e clínicos no vasto conjunto da obra oliveiriana, abraçámos a tarefa de criar um diálogo entre as várias sequências citadas, de modo a enfatizar os efeitos de sentido de que todas são portadoras. Esse diálogo cruza-se com uma rede de cenas filmadas dentro do Hospital S. João, nas quais o Dr. António Roma Torres, promotor deste projecto, nos serve de guia.
Trata-se antes de mais de um gesto de homenagem – como o subtítulo festivamente sublinha – sob a forma modesta, mas empenhada, da revisitação e da visita de estudo.
[Regina Guimarães e Saguenail]

Mais informações: Website externo

Equipa

Dados Técnicos:
Cor e P/B |

Outras informações:
Pode ver o vídeo, na íntegra e em alta qualidade, no website externo - Lugar do Real.