Um Filme Falado (2003)

M/14

96 min

Comédia   Drama   História  

Realização:  ·  Manoel de Oliveira

Argumento:  ·  Manoel de Oliveira

Rosa Maria, professora universitária de História, embarca num cruzeiro, com destino a Bombaim, na Índia, juntamente com a sua filha, Maria Joana, com a finalidade de se irem encontrar com o marido de Rosa, que é aviador.
Rosa escolhe ir em cruzeiro, pois assim teria oportunidade de visitar lugares de que falava todos os dias aos seus alunos e, que só conhecia dos media. Passam por Marselha, Nápoles e Pompeia, visitam Atenas; onde são guiadas por um monge ortodoxo, visitam o Cairo; onde encontram e conhecem pessoalmente o actor Luís Miguel Cintra, e passam também por Istambul.
Quando se dirigiam para o Golfo Pérsico, conhecem três personalidades importantes, Delfina, uma actriz francesa, Francesca, uma cantora italiana e, Helena, uma empresária grega. Travam também contacto com o comandante do navio, John Walesa, um norte-americano de origem brasilo-polaca. Pela sua ascendência brasileira, percebe algo de português e, entende-se assim com Rosa Maria e Maria Joana, oferecendo a esta, uma boneca.
Nessa noite, Walesa organiza uma pequena festa com Delfina, Helena, e Francesca, convidando também Rosa Maria e Maria Joana. Porém, a meio da festa, um segundo oficial avisa o comandante que o navio corre sério perigo: existem duas enormes bombas-relógio a bordo e, pouco falta para explodirem.
É accionado o alarme de emergência: todos os passageiros e tripulantes correm confusamente para os botes salva-vidas mas, Maria Joana esquece-se da boneca no quarto e, decide voltar atrás para a ir buscar. A mãe vai com ela. Quando chegam à saída do navio, já os botes tinham saído. O bote do comandante e dos oficiais fora o último a sair, tendo ainda o segundo oficial visto as duas dirigirem-se para a saída do navio. Walesa ordena voltarem para as irem buscar, mas o segundo oficial avisa que já não é possível, pois faltam poucos segundos para a explosão.
Walesa apenas grita várias vezes para saltarem, mas elas não ouvem. Ouvem-se as duas explosões, emitindo dois clarões nas caras dos oficiais. Walesa assiste aterrorizado. O filme emite os créditos finais com um plano de fundo da expressão de Walesa, após o que viu.
[Fonte: Wikipedia]

Mais informações: Website externo

Videos [#1]:
  • [Trailer]
Equipa

Imagens [#3]:
  • ...

  • ...

  • 201709111039_cinept_licenciatura_em_cinema_260_260
  • PUB