Viagem a Lisboa (1994)

Lisbon Story

Produção Rodagem: Mai/Jun 1994

M/14

100 min

Ficção  

Realização:  ·  Wim Wenders

Argumento:  ·  Wim Wenders  ·  Donata Wenders

Debaixo de um monte de cartas está um lacónico, porém imperativo, telegrama: o engenheiro de som Philip Winter tem que viajar até Lisboa para ajudar o seu amigo Friedrich Monroe, que está a rodar um filme naquela cidade.
Com um pé engessado, Winter atravessa a Europa de norte a sul até chegar à capital portuguesa, só que já é um pouco tarde demais: Friedrich desapareceu. Na grande casa onde vivia, o realizador não deixou mais do que uma película inacabada, imagens sem som recolhidas nas ruas de Lisboa com uma velha câmera de filmar, como a de Buster Keaton em "The Cameraman".
Pacientemente, Winter decide pôr o som nas imagens: encantado com a cidade, deambula pelas ruas de microfone na mão, atrás das filmagens do amigo. Entretanto conhece os Madredeus e a sua bela cantora, Teresa, a que Winter não fica indiferente. O grupo tinha alojado o cineasta e, antes deste partir, tinha mesmo chegado a compor a música para o seu filme. Winter trava ainda conhecimento com o realizador Manoel de Oliveira com quem fala de Deus, da arte e do cinema. Só que de Friedrich, nem rasto. Talvez se tenha aventurado por bairros mal afamados. Pelo menos é isso que Winter acaba por pensar quando um ladrão foge com o seu dinheiro.
[Fonte: Madragoa Filmes]

[Our story starts with a postcard and a rather cryptic message:
"Dear Phil, I cannot continue m.o.s.! -- S.O.S.! -- Come to Lisbon with all your stuff a.s.a.p.! Big hug, Fritz."
Who is who? And what do all those abbreviations mean? The SOS of course, is obvious, and a.s.a.p. only strengthens the urgency: come AS SOON AS POSSIBLE. But m.o.s.?
Only if you work in movies you might know that M.O.S. is an old and rather strange word for "silent," and that the expression came up in the late twenties meaning "mit-out sound."
Anyway, we soon understand that the postcard was sent by a film director, Friedrich Monroe, to his friend Phillip Winter, a sound engineer. Friedrich has started a movie in Lisbon on a very romantic notion -- he wanted to do it "as if the whole history of cinema hadn't happened, shooting all on his own, a man alone in the streets, with an old hand-cranking camera, just like Buster Keaton in THE CAMERAMAN."
Well, Friedrich failed, and when he realized he had painted himself into a corner, he called Winter for help, hoping "that your microphones could pull my images out of their darkness, that sound could save the day."]

Mais informações: Website externo

Videos [#3]:
  • [Trailer]
  • [Promo]
  • Excerto [Promo]
Equipa

Entidades [#3]:
  • Nacional Filmes · Estúdio de Som
  • Lisboa 94 - Capital Europeia da Cultura · Patrocínio
  • Atalanta Filmes · Distribuição
Exteriores [#5]:
    Lisboa | Alfama | Mouraria, Lisboa | Chelas, Lisboa | Campolide, Lisboa |
Estreias [#2]:
  • 1994-12-16 | Tivoli | Ante-Estreia
  • 1995-05-12 | Amoreiras, King, Monumental | Estreia
Imagens [#5]:
  • ...

  • ...

  • ...

  • ...

Dados Técnicos:
Cor | Dolby | 35 mm | 1.66:1 |

Outras informações:
Co-produção luso-alemã
Festivais e Prémios:
# 1996 - German Film Awards - 1 Nomeação
# 1996 - Italian National Syndicate of Film Journalists - 1 Nomeação

Filmagem original em Vídeo, 16 e 35 mm
Editado em DVD por Atalanta Filmes, em 2003

  • 201709111039_cinept_mestrado_em_cinema_260_260
  • PUB