João Mário Grilo



Nome completo: João Mário Lourenço Bagão Grilo

Nasceu: 1958-11-08

Local de nascimento: Figueira da Foz
Nacionalidade: Português
Dados adicionais:

Realizador
Licenciatura em Sociologia (ISCTE, 1983).
Mestrado em Comunicação Social (Universidade Nova de Lisboa, 1987, com a dissertação A Ordem do Fílmico, elementos para uma história menor do cinema, classificação de "Muito Bom").
Doutoramento em Comunicação Social (Universidade Nova de Lisboa, 1994, com a tese A Ordem no Cinema, vozes e palavras de ordem no estabelecimento do cinema em Hollywood, aprovado por unanimidade com "Distinção e Louvor", publicada pela Relógio d'Água).
É docente no Departamento de Ciências da Comunicação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas desde 1984. Regeu as disciplinas de Produção e Realização Cinematográfica, Semiótica das Artes Visuais, Teoria da Imagem e da Representação e é, actualmente, regente das cadeiras de Filmologia (desde 1985) e Realização Cinematográfica, da Licenciatura em Ciências da Comunicação e da cadeira de Práticas da Imagem, e do Mestrado em Ciências da Comunicação. Foi Presidente da Comissão Científica do Departamento de Ciências da Comunicação no biénio 1995/1996, é actual Coordenador do Núcleo de Estudos Cinematográficos da mesma Faculdade e orientador de várias teses de Mestrado e Doutoramento.
É membro do Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens e publica, regularmente, na Revista de Comunicação e Linguagens.
(Fonte: Madragoa Filmes)

  • 201709111039_cinept_mestrado_em_cinema_260_260
  • PUB