A Vossa Casa (2012)

Your Home

Produção 2010

M/14

56 min

Documentário  

Realização:  ·  João Mário Grilo

Argumento:  ·  João Mário Grilo

O documentário aborda a obra e a estética do arquitecto Raul Lino (1879-1974), pondo especial incidência na relação entre edifício e natureza e no modo como essa relação foi moldando uma paisagem humana e ideológica alicerçada no conceito de “casa portuguesa” como parte de um específico e perene “projecto de felicidade”.
Cal, o título originalmente previsto para o filme provém do grande interesse que Lino sempre demonstrou pela cal e do tratamento que lhe deu como matéria-prima ecrânica, reflectora da luz, do tempo e da natureza envolvente. Apesar de recorrer a materiais de arquivo, a entrevistas com especialistas no estudo da obra de Raul Lino e ao próprio pensamento do arquitecto (expresso em livros e em inúmeros artigos de opinião), A VOSSA CASA (CAL) visa, de facto, uma ultrapassagem desta interessante, mas essencialmente informativa, dimensão do pensamento arquitectónico, para se oferecer ao espectador como um equivalente formal e fílmico da própria arquitectura; para a dar a ver como um “sítio” dramático, móvel e temporal e, por essas razões, também ele ecrânico e cinematográfico.
[Fonte: Costa do Castelo]

[The architect Raul Lino (1879-1974) left an essential work on the Portuguese understanding of the ways of being and living. The film deals with this legacy based upon his published texts. They set the problematic of the House in a much larger context than the one related to the simple problems of its edification.]

Mais informações: Website externo

Equipa

Imagens [#2]:
  • ...

Dados Técnicos:
Cor | Dolby Digital | Digibeta Pal |

Outras informações:
- Festivais e Prémios:
# 2012 - IndieLisboa, Sessões Especiais