Sobre o Lado Esquerdo (2008)

50 min

Documentário  

Realização:  ·  Margarida Gil

Argumento:  ·  Margarida Gil  ·  Manuel Gusmão

O universo literário de Carlos de Oliveira é reconstituído em estúdio com os seus objectos pessoais e os seus manuscritos. Filmado com o objectivo de documentar a sua obra tal como Carlos de Oliveira documentou a sua Gândara de origem, este filme usa toda a liberdade expressiva que a nova tecnologia digital permite para criar raccords visuais e sonoros, também presentes no trabalho poético do escritor.
É composto por cinco capítulos referentes à vida e obra de Carlos de Oliveira:
-"Finisterra", o título do último romance do poeta, é o 1º capítulo;
- "Ofício Nocturno", o tema da noite, tal como ocorre em romances, poemas e artes poéticas, é desdobrado no 2º capítulo;
- "Descida aos Infernos", é o 3º capítulo e constrói-se sobre poemas em que o ambiente verbal remonta aos anos 40;
- A personagem dos poemas da segunda fase da obra de Carlos de Oliveira, relacionada com o jogo com a instância narrativa em "Finisterra", é apresentada no 4º capítulo;
- "O Inventor de Jogos", o poema que dá o título ao filme, através de uma curta mise en scéne, é apresentado no 5º e último capítulo.

Mais informações: Website externo

Videos [#1]:
  • [Trailer]
Equipa

Outras informações:
Com apoios do Ministério da Cultura - ICA, da RTP; do Instituto de Estudos de Literatura Tradicional; da Fundação para a Ciência e Tecnologia; do Instituto de Camões e da Câmara Municipal de Cantanhede.