O Dia do Desespero (1992)
Le Jour du Desespoir = The Day of Despair
Produção Rodagem: Out/Nov 1991
M/12
76 min
Realização: · Manoel de Oliveira
Argumento: · Manoel de Oliveira
Administração de Produção: · Elisabeth Bocquet · Luísa Perestrello
Anotação: · Júlia Buisel
Argumento: · Manoel de Oliveira
Assistente de Guarda-Roupa: · Lurdes Rocha
Assistente de Imagem: · Leonor Gama · João Guerra · William Roux
Assistente de Montagem: · Pascale Charolais · Louise Diard
Assistente de Produção: · Violaine Brehm · Miguel Madail · Carla Teresa
Assistente de Realização: · Francisco Villa-Lobos · José Maria Vaz da Silva
Assistente de Som: · Pierre Yves Le Mee
Caracterização: · Michelle Bernet
Chefe de Produção: · João Montalverne
Consultor Histórico: · Alexandre Cabral
Contabilidade: · Fernanda Costa · Sebastien Lenormand
Decoração: · Maria José Branco
Diálogos: · Manoel de Oliveira [Cartas de Camilo, Trecho do "Amor de Perdição"]
Direcção de Fotografia: · Mário Barroso
Direcção de Produção: · Camilo João Castelo Branco-Tuxa
Direcção de Som: · Dominique Dalmasse · Gita Cerveira
Electricista: · Mário Castanheira · João Carlos Aguiar [Musga] · José Manuel Rodrigues
Figurinos: · Jasmim de Matos
Montagem: · Valérie Loiseleux · Manoel de Oliveira
Montagem de Som: · Christophe Winding
Música: · Richard Wagner
Produção: · Gemini Films [França] · Madragoa Filmes
Produção Executiva: · Paulo Branco
Realização: · Manoel de Oliveira
Som: · Eric Eratostene [Assistente de Ruídos] · Alain Levi [Ruídos]
Sonoplastia: · Hans Kunzi [Mistura] · François Musy [Mistura]
Vestuário: · Peris Hermanos · Weymel Montage
Esta evocação baseia-se, fundamentalmente, em algumas das suas cartas. Os textos são, poderemos dizê-lo, o fio condutor da evolução dramática de um homem viril, polémico e romântico que contrastava com o espírito funesto, instável e irresignado.
Camilo afunda-se sem remissão num conflito íntimo, ou melhor, interno, «um drama em gente», como diria Fernando Pessoa, pois que, substancialmente, se passa entre ele e ele.
O escritor vinha sofrendo dos olhos e, um dia, acordou cego. Alma torturada como era a dele, havia de ser a cegueira o impulsor para o Acto final da sua vida. Acto final da sua vida?... E o além-túmulo?
[Sinopse Oficial]
Camilo Castelo Branco é considerado por muitos o maior escritor português do século XIX e estes são os últimos dias da sua vida, um percurso marcado pelo prazer e pelas mulheres.
Mas, à maneira romântica, a vida de Camilo também foi tocada pelo desespero e pelo suicídio, imagens recorrentes neste período romântico que são também o material inconfundível de quase toda a sua obra.
As suas últimas cartas evocam o sofrimento, o tormento e a sua cegueira, que o levaram a consumar o inevitável e que ajudam e desenhar o ambiente pesado e asfixiante de "O Dia do Desespero".
[Fonte: Madragoa Filmes]