Viagem ao Princípio do Mundo (1997)
Voyage au Début du Monde | Voyage to the Beginning of The World
Produção Rodagem: Ago/Out 1996
M/12
95 min
Realização: · Manoel de Oliveira
Argumento: · Manoel de Oliveira
[A Portuguese film director, in a co-production with France, is working with a French actor in the leading role. This film is being shot in Portugal. By mere chance, the actor is the child of a portuguese father and a french mother. When he was a child his father used to tell him stories about his childhood and about Portugal. The actor was brought up without learning Portuguese because his father had settled definitively in France. The actor now remembers what his father used to tell him, and, as it is the first time that he has come to Portugal, he wishes to get to know is father's country and to meet an aunt whom he thinks is still alive.
A Portuguese director and two Portuguese actors who were working on the same film, which was being shot near Braga, offer to accompany the actor in a short break between filming.]
Adereços: · Fernando Areal
Anotação: · Júlia Buisel
Argumento: · Manoel de Oliveira
Assistente de Imagem: · Jean-Paul Toraille · Miguel Robalo
Assistente de Montagem: · Elisabeth Contet [Estagiária] · Catherine Krassovsky
Assistente de Produção: · Pedro Madeira · Margarida Nunes · Alexandre Oliveira
Assistente de Realização: · Pedro Clode · Eymerick Bernard [Estagiário] · José Maria Vaz da Silva · João Milagre [Shorty]
Assistente de Som: · Assia Dnednia [Ruídos] · Pedro Melo
Caracterização: · Ana Lorena · Dante Trani
Chefe Electricista: · Mário Castanheira
Chefe Maquinista: · António Leitão - Balia
Contabilidade: · Fernanda Costa
Decoração: · Maria José Branco · Cristina Silva [Assistente]
Diálogos: · Manoel de Oliveira
Direcção de Fotografia: · Renato Berta
Direcção de Montagem: · Valérie Loiseleux
Direcção de Produção: · António Gonçalo-Toninho · Alexandre Valente [Chefe]
Direcção de Som: · Jean-Paul Mugel
Electricista: · João Carlos Aguiar [Musga]
Grupista: · João Barradas
Maquinista: · Paulo Rosa
Montagem: · Valérie Loiseleux
Música: · Emmanuel Nunes
Operador de Imagem: · Per Menke
Operador de Steadicam: · Jacques Monge
Outros: · António Pedro Figueiredo [Runner]
Perche: · Pedro Melo
Produção: · Gemini Films · Madragoa Filmes
Produção Executiva: · Paulo Branco
Realização: · Manoel de Oliveira
Secretária de Produção: · Paula Riba
Sonoplastia: · Jean-François Auger [e Mistura]
Tradução: · Jacques Parsi [versão francesa]
Vestuário: · Isabel Favila · Angela Anzimani [Assistente]
O pai do actor francês, falecido muito jovem, era de origem portuguesa, embora a sua mãe fosse francesa.
Durante a rodagem, o actor começa a pensar no seu falecido pai e decide visitar a vila onde ele tinha nascido, na esperança de encontrar a tia ainda viva.
O realizador e outros dois actores sugerem acompanhá-lo na viagem, servindo de intérpretes, já que ele não fala português. Durante o caminho, o realizador (Manoel) começa a lembrar-se da sua infância nesta zona de Portugal. É então que menciona uma personagem chamada Pedro Macao, cuja estátua é descoberta junto à berma da estrada e que parece encarnar o destino dos homens na terra: um destino complicado e solitário.
Quando chegam à vila, a tia do actor francês parece fria e desconfiada. Está cautelosa quanto a este seu sobrinho há muito desaparecido que nem sequer fala a mesma língua que ela. Também não aceita a presença do realizador nem a dos dois intérpretes que substitui pela sua nora. A tia é tão taciturna que, de forma irritada, o actor francês acaba por puxar as mangas para cima apontando para as veias para lhe explicar que são os dois do mesmo sangue. É nesta altura que Ema - a velha tia - começa a amolecer e os dois tentam lembrar-se o mais possível do pai do actor francês. Discutem também as dificuldades da vida na aldeia e as mudanças avassaladoras que a modernidade tem trazido. Por fim, o sobrinho diz-lhe que gostaria de visitar a campa do seu avô no cemitério local.
[Fonte: Madragoa Filmes]