Nicolau Breyner



Nome completo: João Nicolau de Melo Breyner Moreira Lopes

Nasceu: 1940-07-30 · Morreu: 2016-03-13

Local de nascimento: Serpa
Local de óbito: Lisboa
Nacionalidade: Português
Dados adicionais:

Actor, Produtor, Realizador
Estudou no Conservatório Nacional, obtendo aí o seu diploma. Estreou-se como actor em palco ainda antes de terminar o curso, em 1960, na peça que haveria de ficar na história do teatro português, Leonor Teles de António Lopes Ribeiro.
Já como profissional, estreou-se com a peça Bobosse de A. Roussin.
Ao longo da sua carreira revelou-se como um excelente actor cómico datando o seu inicio neste tipo de teatro nas peças O Tinteiro, de 1961 e A Idiota, de 1964. Acabou por abandonar o teatro dito declamado para se dedicar ao teatro de variedades, espectáculos de revista e music-hall, onde adquiriu fama como entertainer e cantor. O que lhe terá granjeado o reconhecimento do grande público, terá sido sem dúvida a sua participação em telenovelas portuguesas quer como actor, quer como director.
Entre os seus trabalhos para a televisão, encontra-se a série "Uma casa em Fanicos" que alcançou grande êxito.
Foi o realizador da Sitcom "Conc(s)ertos na Cave", e de várias séries televisivas como "Bastidores" ou "Café da Esquina" e foi responsável pelo talk show: "João Nicolau Breyner".
Participou como actor em centena e meia de séries e de filmes, de que se destacam "Inferno" e "Os Imortais", e a co-produção italiana, inglesa e americana, "Afirma Pereira" com Marcello Mastroiani.

Participações [#52]

  • 201709111039_cinept_mestrado_em_cinema_260_260
  • PUB