Lídia Franco



Nome completo: Maria Lídia Amado Franco de Azevedo e Silva

Nasceu: 1944-03-23

Local de nascimento: Lisboa
Nacionalidade: Portuguesa
Sítio internet: https://archive.li/fEpYt#selection-1592.1-1617.152
Dados adicionais:

Actriz
Lídia Franco começou a sua carreira artística como bailarina na Companhia Portuguesa de bailado, no Grupo Experimental de Ballet da Fundação Calouste Gulbenkian e no Théatre Royal de la Monnaie, sob a direcção de Maurice Béjart.
Mais tarde optou pela frequência de uma curso de teatro no British Theatre Association em Londres como bolseira do British Council e da Fundação Calouste Gulbenkian.
Tendo iniciado a sua carreira de actriz no Teatro Estúdio de Lisboa, viria a participar em espectáculos no Teatro de Animação de Setúbal, Teatro Experimental de Cascais, Grupo 4, Barraca, Comuna, Teatro Villaret, Acarte, Teatro Ibérico, Teatro Maria Matos, Centro Cultural de Belém, Cheltman Theatre em Inglaterra e Teatro da Trindade.
No cinema trabalhou com os realizadores Manuel Guimarães, João César Monteiro, Manoel de Oliveira, António Pedro Vasconcelos, António Macedo, Henrique Campos, João Canijo, Chritian Jacques e Alain Tanner, entre outros. Obteve o Prémio de Interpretação em programas de televisão e de rádio e o Prémio Revelação em Televisão , atribuídos pelo semanário "Sete" e a revista "Nova Gente".
Mantém uma actividade regular na rádio e na televisão, participando em várias séries e programas para os canais nacionais e para televisões estrangeiras.
Vai ser a protagonista da próxima telenovela da TVI, "Nunca Digas Adeus".

  • 201709111039_cinept_licenciatura_em_cinema_260_260
  • PUB