Carlos Saboga



Nome completo: Carlos Alberto Mendes Saboga

Nasceu: 1936-12-17

Local de nascimento: Figueira da Foz
Nacionalidade: Português
Dados adicionais:

Argumentista, Realizador
Nasceu em Portugal. Vive sucessivamente em Paris, Roma, Argel, e de novo em Paris, onde reside actualmente.
Exerce as actividades de argumentista, consultor, tradutor, assistente de realização, jornalista (cronista, repórter, correspondente, crítico de cinema), tanto na imprensa como na rádio e na televisão.
Participa, a diversos títulos, frequentemente sem contrato e não creditado, nas rodagens, nomeadamente de “La Jeune Morte” de Claude Faraldo, “Il Sasso in Bocca” de Giuseppe Ferrara, “Jacquou le Croquant” de Stellio Lorenzi.
Escreve para a televisão ou para o cinema, entre outros, os argumentos de “Les Filles du Maître de Chai” de François Luciani, “Le Blocus” de José Fonseca e Costa, “Le Trajet de la Foudre” de Jacques Bourton, “Un Ballon dans la Tête » de Michaela Watteaux, “O Lugar do Morto” e “Jaime” de A.-P. Vasconcelos, “Matar Saudades” de Fernando Lopes, “O Milagre Segundo Salomé” e “Um Amor de Perdição” de Mário Barroso, “Mistérios de Lisboa” Raul Ruiz, “As Linhas de Wellington” de Valeria Sarmiento.
É considerado um dos melhores argumentistas europeus, e nos últimos anos tem visto a sua qualidade ser reconhecida internacionalmente graças a dois filmes portugueses que têm dado a volta ao Mundo e lhe merecido vários prémios : “Mistérios de Lisboa” e “Linhas de Wellington”.
Estreou-se na realização no ano passado, com a longa-metragem “Photo”, que teve ante-estreia mundial no Festival de Roma, em Competição na secção Cinema XXI, e estreia em salas em Portugal e França, em Abril.
[Fonte: Alfama Films]

  • 201709111039_cinept_mestrado_em_cinema_260_260
  • PUB