Treblinka (2016)
N/C
80 min
Realização: · Sérgio Tréfaut
Mais informações: Website externo
Correção de Cor: · Paulo Américo Bikini
Distribuição: · Portugal Film
Imagem: · João Ribeiro
Mistura de Som: · Branko Neskov
Montagem: · Pedro Marques
Montagem de Som: · Branko Neskov
Música: · Alfredo Costa Monteiro
Produção: · Faux
Produção Executiva: · Elena Lysenko · Ukraine Toy Pictures
Produtor: · Sérgio Tréfaut · Catarina Almeida
Realização: · Sérgio Tréfaut
Som: · Miguel Moraes Cabral
Som Adicional: · Olivier Blanc
TREBLINKA é um filme baseado nas memórias de Chil Rajchman, «Treblinka: a survivor’s memory», (© «Je suis le dernier juif», Editions des Arènes)
Chil Rajchman, um judeu polaco, foi detido com a sua irmã mais nova em 1942 e enviado para Treblinka, um campo da morte onde mais de 750.000 pessoas foram exterminadas antes de ser abandonado pelos soldados alemães. A sua irmã morreu nas câmaras de gás, mas Chil Rajchman escapou à execução, trabalhando sob ameaças e espancamentos contínuos durante dez meses como barbeiro, separador de roupas, carregador de cadáveres, arrancador de dentes desses mesmos corpos. Em Agosto de 1943, houve uma revolta no campo e Rajchman estava entre os poucos homens que conseguiram fugir. Em 1945, passou a escrito este testemunho único, que permaneceu na posse exclusiva da sua família desde então.
Filme-viagem inspirado nas memórias do extermínio nazi durante a Segunda Guerra Mundial. Os comboios europeus foram sistematicamente utilizados para transportar milhões de judeus para os campos da morte. Os comboios também são uma metáfora da vida como destino imutável. Mas, através das janelas de um comboio, os sobreviventes podem reencontrar-se com os fantasmas do seu passado.