Vítor Gonçalves



Local de nascimento: Angra do Heroísmo - 1951
Nacionalidade: Português
Sítio internet: http://www.youtube.com/watch?v=1S1Lfympeic&list=UU0cGPbyK6QBS-wt35y-4MbA
Dados adicionais:

Realizador, Argumentista e Produtor.
Filho de General Vasco Gonçalves.
Forma-se em 1979 na Escola de Cinema do Conservatório Nacional, que é actualmente a prestigiada Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa, onde foi aluno de António Reis e onde é, actualmente, professor e director do departamento de realização.
Funda com José Bogalheiro, em 1984, a produtora Trópico Filmes, onde irá nos anos seguintes realizar, produzir e escrever algumas longas-metragens. O seu filme de estreia, Uma Rapariga no Verão, com Diogo Dória, João Perry, Isabel Galhardo e Joaquim Leitão nos principais papéis, teve a sua apresentação internacional em 1986, no Festival de Cinema de Veneza. O filme contou com o estreante Pedro Costa na qualidade de assistente de realização, de quem Vítor Gonçalves irá, anos depois, produzir a longa-metragem de estreia O Sangue, em 1989. Gonçalves passará os três anos seguintes a produzir a longa-metragem A Nuvem, de Ana Luísa Guimarães, que estreará em 1992.
Em 2013, Vítor Gonçalves regressa à realização de longa-metragem com A Vida Invisível, com Filipe Duarte, Maria João Pinho e João Perry, apresentado mundialmente na 8ª edição do Festival de Cinema de Roma.
[Fonte: Wikipedia]

Participações [#13]

  • 201709111039_cinept_mestrado_em_cinema_260_260
  • PUB