Pedro Costa



Nasceu: 1959-03-03

Local de nascimento: Lisboa
Nacionalidade: Português
Dados adicionais:

Realizador
Filho do realizador e escritor Luís Filipe Costa, frequentou o Curso de História, na Faculdade de Letras, da Universidade de Lisboa, que abandonou para se dedicar ao cinema, tendo feito o Curso da Escola Superior de Cinema do Conservatório Nacional.
Colaborador da RDP, no Programa Dois, é autor de emissões sobre Cinema, Literatura e Música Contemporânea. Inicia a atividade no cinema como assistente de realização de Jorge Silva Melo e de João Botelho. Desde 1988 que realiza curtas e longas-metragens sendo considerado um dos mais conceituados realizadores portugueses da actualidade.
A sua obra segue de perto a tradição lançada em Portugal por Manoel de Oliveira e António Campos, a do cinema inspirado no conceito de antropologia visual, tradição amplamente explorada por cineastas como António Reis ou Ricardo Costa, recorrendo com frequência a um género com importante tradição no cinema português, a docuficção.
Pedro Costa filma regularmente com pequenas câmaras digitais, inicialmente em mini-DV, uma das suas características marcantes. O filme No Quarto da Vanda valeu-lhe o Prémio France Culture para o Cineasta Estrangeiro do Ano, no Festival de Cannes de 2002. A sua obra é maioritariamente divulgada em eventos especiais, festivais e retrospectivas em vários países.

Participações [#49]

  • 201709111039_cinept_mestrado_em_cinema_260_260
  • PUB