Maria José



Nome completo: Maria José de Basto

Nasceu: 1930-12-31

Nacionalidade: Portuguesa
Sítio internet: https://pt.wikipedia.org/wiki/Maria_Jos%C3%A9_(atriz)
Dados adicionais:

Actriz
Tendo começado a sua carreira muito nova (no Teatro Variedades, em Lisboa), foi esposa dos actores Artur Semedo (de quem teve um filho, Anrtónio Semedo, entretanto já falecido) e Curado Ribeiro (de quem teve a filha, também actriz, Rita Ribeiro).
Integrou a Companhia Maria Matos, assim como a Companhia Rey Colaço-Robles Monteiro (durante 12 anos), tendo ainda, em 1969, dirigido a Companhia do Teatro Avenida, em Luanda. Outras Companhias com que trabalhou foram: Teatro do Povo e Teatro Nacional Popular, (dirigido por Francisco Ribeiro, "Ribeirinho") e Teatro Experimental de Cascais, Teatro Hoje-Teatro da Graça, Teatro da Cornucópia, Teatro da Malaposta e ACTA (A Companhia de Teatro do Algarve).
No cinema iniciou-se em 1952 no filme Nazaré, de Manuel Guimarães, e em 2007 integrou o elenco de Dot.com, de Luís Galvão Teles.
Venceu o prémio de Imprensa pelo seu desempenho em "Bem-vindo, Senhor Sloane", de Joe Orton, tendo em 2006 recebido da mão da Ministra da Cultura a Medalha de Mérito Cultural.
Participou em muitas peças de teatro e produções para TV, nomeadamente mini-séries e telenovelas.
[Fonte: Wikipedia]

Participações [#9]

  • 201709111039_cinept_mestrado_em_cinema_260_260
  • PUB