O Recado (1971)

Produção Rodagem: 1970-71

110 min

Drama  

Realização:  ·  José Fonseca e Costa

Argumento:  ·  José Fonseca e Costa

Lúcia é cortejada por António, da mesma classe social, embora guarde memória amorosa de Francisco, um marginal meio-aventureiro.
Ausente há longo tempo, Francisco manda recado a Lúcia do seu regresso, por Maldevivre, um vagabundo, mas é liquidado por um gangue, talvez um ajuste de contas.
Lúcia espera-o, pois, em vão, no dia e local marcado, numa praia deserta, até saber da sua morte por Maldevivre, o que a faz perder as possibilidades de evasão para um mundo que, não sendo o seu, a atrai…
Desencantada, Lúcia curva-se perante a ordem de valores que António representa. Enquanto só, mas não o único, Maldevivre continua à espera que a raiva cresça e rebente.
[Fonte: José de Matos-Cruz, O Cais do Olhar, Lisboa: Cinemateca Portuguesa, 1999, p.147]

Mais informações: Website externo

Videos [#1]:
  • Excerto [Promo]
Equipa

Entidades [#5]:
  • Fotofilm (Madrid) · Laboratório de Imagem
  • Nacional Filmes · Registo de Som
  • Exa Film (Madrid) · Registo de Som
  • Mário Pires · Material Técnico
  • Sonoro Filme · Distribuição
Exteriores [#5]:
    Lisboa | Cabo Espichel | Zambujal | Pinheiro de Loures | Viseu |
Estreias [#2]:
  • 1971-05-05 | Festival de Bergamo | Apresentação
  • 1972-03-24 | Vox - Lisboa | Estreia
Imagens [#7]:
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Dados Técnicos:
Cor | Mono | 35 mm | Eastmancolor |

Outras informações:
"Podia-se falar deste filme para dizer que a primeira longa-metragem de Fonseca e Costa é, tecnicamente, mais que correcta, que os actores vão bem, que a guitarra de Pedro Caldeira Cabral dá à música de Rui Cardoso uma dolorosa dimensão ou que a fotografia (do cubano Ochoa) é esplêndida. Podia-se...
Mas isso seria faltar ao essencial deste filme, crispado e triste de uma geração que da resistência passou à passividade enquanto outros resistiam na carne, morriam. O essencial é que este filme ousou encenar a PIDE a liquidar um resistente, ousou ser frontal e ardiloso, cifrado quanto baste para iludir a Censura e directo no retrato de uma classe intelectual a quem a raiva esmorecera.
O «Recado» é o filme português da época que melhor espelha a realidade (política, psicológica, social, interior) de onde emanou. Uma singularidade nada irrelevante no interior da geração do Cinema Novo.
[Fonte: Jorge Leitão Ramos, Dicionário do cinema português 1962-1988, p. 329]

Editado em VHS por Costa do Castelo