Fernando Fragata



Nasceu: 1965-12-02

Local de nascimento: Estoril
Nacionalidade: Português
Dados adicionais:

Realizador e Argumentista
Autodidacta, não frequentou qualquer escola de cinema.
Como operador de câmara inicia-se em publicidade, videoclips e, em 1991, como operador de steadycam em filmes de Joaquim Leitão (Ao Fim da Noite), Quirino Simões (Eternidade) e Ana Luísa Guimarães (Nuvem).
Como realizador e argumentista inicia-se com a curta metragem Amor & Alquimia (1995) que atinge algum sucesso sendo exibido tanto na Europa como na América do Sul e recebendo o prémio de melhor realização no festival internacional de cinema da Baía no Brasil, bem como o prémio do público no Festival de Sevilha em Espanha. Na altura, a curta metragem é exibida no canal televisivo SIC em horário nobre, um caso raro para uma curta-metragem de um realizador português.
Seguiram-se a longa metragem Pesadelo Cor de Rosa, que foi um êxito de bilheteira - 6º maior sucesso de público no período 1980-2001, ao mesmo tempo que foi demolida pela crítica. e ainda o telefilme de acção Pulsação Zero.
Em 2004 escreveu e realizou Sorte Nula um filme com repercussão em Portugal. O seu mais recente filme chama-se Contraluz/Backlight. Foi rodado integralmente nos Estados Unidos e conta com um elenco de actores portugueses e americanos.

  • 201709111039_cinept_licenciatura_em_cinema_260_260
  • PUB