António Loja Neves



Local de nascimento: Madeira
Nacionalidade: Português
Dados adicionais:

Natural da ilha da Madeira, Portugal, António Loja Neves viveu em Cabo Verde e depois foi estudar em Lisboa, onde frequentou Medicina e cursou Realização na Escola Superior de Teatro e Cinema.
Envolveu-se na luta clandestina anticolonial e contra a ditadura, e na atividade política e cultural antes e a seguir ao golpe de estado de 1974.
Foi um dos fundadores da Federação Portuguesa de Cineclubes e da Apordoc, Associação Portuguesa do Documentário.
Foi co-organizador dos Encontros Internacionais de Cinema de Cabo Verde e do Festival Panorama, do documentário português.
Foi comissário, para a Culturgest, das retrospectivas “Cinemas de África”, “Cinemas Árabes” e “Cinema dos Países Latino-Americanos” e do Ciclo de Cinema Brasileiro na Culturporto/Teatro Municipal Rivoli. Integra a equipa dirigente da Associação Portuguesa de Realizadores.
É jornalista, no semanário “Expresso”. Foi diretor da revista “Cinearma”, chefe de redação da revista “Cinema em Português” e do semanário generalista “África”, e co-fundador da revista “Cinema”. Tem integrado inúmeros júris de festivais, em Portugal e no estrangeiro, e dirigido várias retrospectivas de cinema lusófono, em Espanha, França, Moçambique, Cabo Verde, Irlanda e em diversas cidades do Brasil.

Participações [#5]