As Conversas de Leça em Casa de Álvaro Lapa (2006)

Produção 1998 - 2006

160 min

Documentário  

Realização:  ·  Jorge Silva Melo

Em 1998, fomos a Leça pela primeira vez. falar com o Álvaro Lapa. Perguntar-lhe se nos dava uma entrevista sobre o Joaquim Bravo, sobre quem preparávamos um filme. Disse que sim. Fomos lá uns meses depois, a 29 de Setembro, com muita cautela. Parte dessa entrevista foi usada no filme que fizemos sobre Joaquim Bravo. E foi deste reencontro que nasceu o desejo de fazer um filme sobre o Álvaro.
Álvaro Lapa: Nós conhecemo-nos, o Bravo e eu, numa certa idade. Ele mais velho, dois, quatro anos, seria. Ele nasceu em 35, eu em 39, quatro anos. O que, na altura, fazia uma diferença grande. Conhecemo-nos apesar disso, dessa diferença. Houve uma atracção, uma descoberta. Eu usaria o termo descoberta, qualquer coisa que estava à vista mas não se via, e de repente se passa a ver. Houve essa atracção que era uma amizade com todas as características próprias, um conhecimento defeituoso, tumultuoso, de parte a parte. Uma relação pouco crítica, pouco sensata. E talvez a pintura, a escolha da pintura também entre nessa onda de insensatez, de desafio.
Tem a ver com a adolescência, não sei se é ânsia se é veleidade de realização pessoal, aquela idade em que se pretende decidir o que é que se vai fazer, o que é que se vai fazer de heróico.

Em Janeiro de 2006, filmei durante duas tardes com Álvaro Lapa. Uma entrevista. Em Leça, no seu atelier. Foi aquando da inauguração, na Galeria Fernando Santos, no Porto, da exposição Reunião, que já tinha sido apresentada em Lisboa. Foi nos dias 13 e 14 de Janeiro de 2006. Cerca de três horas em cada uma das tardes.
Álvaro Lapa: Disponível, disponível é a juventude. Mesmo que seja incapaz, incompetente, estouvada, destrutiva. Mas é disponível.

Mais informações: Website externo

Equipa

Imagens [#2]:
  • ...

Outras informações:
São quatro filmes ( de duração total de 2h 40m), duas longas entrevistas realizadas em casa de Álvaro Lapa. Servem de base para o filme Álvaro Lapa: a Literatura