In Medias Res - No Meio das Coisas (2013)

72 min

Documentário  

Realização:  ·  Luciana Fina

Argumento:  ·  Luciana Fina

Personalidade incontornável do pensamento arquitectónico em Portugal e do seu confronto com a modernidade, Manuel Tainha abre o seu atelier nos anos 50 e concebe projectos durante quase seis décadas, traduzindo a inquietação de uma “arquitectura em questão” no paralelo e constante exercício da escrita.
A partir dos textos do arquitecto Manuel Tainha e de conversas gravadas entre 2010 e 2012, o filme propõe uma leitura cinematográfica do pensamento e do universo do arquitecto, um diálogo com a sua ética e poética.
Dando corpo à palavra, à reflexão e às fontes de inspiração, bem como ao constante confronto com as outras artes, o filme acompanha-nos num percurso através de três obras, projectadas e construídas entre os anos 50 e 70, filmadas hoje, num momento significativo da sua existência.
O documentário nasce no âmbito de um projecto de produções cinematográficas da Fundação Gulbenkian sobre grandes vultos da arquitectura portuguesa do século XX, cujos espólios foram recentemente doados à Biblioteca de Arte da Fundação.

[“The most solid and substantial role that architecture has always played is that of the construction of the places where people interact with one other, with nature, with other creatures and with inanimate objects. And where space, time and movement are not absolute concepts...”
(Manuel Tainha)]

Mais informações: Website externo

Videos [#2]:
  • [Trailer]
  • [Promo]
Equipa

Imagens [#3]:
  • ...

  • ...

  • 201709111039_cinept_licenciatura_em_cinema_260_260
  • PUB