Manoel de Oliveira - o caso dele (2008)

N/C

56 min

Documentário  

Realização:  ·  Sérgio C. Andrade

Homenagem a Manoel de Oliveira, um dos mais importantes cineastas europeus
A RTP2 homenageia Manoel de Oliveira, na data do seu aniversário – um documentário sobre a vida e obra do autor, encomendado à produtora Ideias & Conteúdos e realizado pelo jornalista Sérgio C. Andrade.
Marceline Ivens, realizadora francesa viúva do documentarista Joris Ivens, diz que Manoel de Oliveira é “testemunha de todo um século”. Michel Piccoli, actor e companheiro de algumas das mais recentes aventuras cinematográficas do realizador português, classifica-o como “um grande intelectual do cinema”, mas lembra que ele é também “um grande farsante”.
É este o caso de Manoel de Oliveira, que cumpre agora 99 anos, o mais velho cineasta em actividade em todo o mundo e uma referência do cinema português e mundial.
“Manoel de Oliveira, o caso dele” é o título do documentário de autoria de Sérgio C. Andrade (jornalista do “Público”), produzido pela Ideias & Conteúdos para a RTP, a pretexto da entrada do realizador de “Aniki-Bobó” e de “Vale Abraão” no ano do seu centenário. É um retrato de Oliveira feito por algumas dos seus colaboradores mais próximos, desde os actores Leonor Silveira e Luís Miguel Cintra, Michel Piccoli e Isabel Ruth, à escritora Agustina Bessa-Luís e ao historiador João Marques, passando por João Bénard da Costa, os realizadores Paulo Rocha, Fernando Lopes e João Mário Grilo e os críticos Augusto M. Seabra e Jorge Leitão Ramos.
O documentário, com narração de Leonor Silveira, faz também um retrato cronológico da vida e obra do realizador a partir do seu próprio testemunho. E regista as memórias dos protagonistas de alguns dos seus filmes nos lugares onde eles foram rodados, como “Douro, Faina Fluvial” e “Aniki-Bobó”, nas margens do rio Douro, ou “Acto da Primavera”, na aldeia da Curalha, em Chaves. “Manoel de Oliveira, o caso dele” aborda ainda as relações do cineasta com os seus actores e com os escritores a quem deu expressão cinematográfica, como Camilo Castelo Branco, José Régio ou Agustina.
[Fonte: RTP]

Mais informações: Website externo

Equipa

Estreias [#1]:
  • 2007-12-11 | RTP | Estreia

Outras informações:
Pode ver o vídeo no website externo - RTP Arquivos