Conversas no Cabeleireiro (2010)

Documentário   Série  

Realização:  ·  Solveig Nordlund  ·  Margarida Gil

Série documental sobre a vida de 5 mulheres (Ana Bacalhau, Leonor Keil, Sofia Areal, Isabel do Carmo, e Purificação Araújo), a partir das suas conversas no cabeleireiro da Odete Machado, no Chiado, em Lisboa.

SINOPSE do 1º episódio
«Conversas no Cabeleireiro com Ana Bacalhau – cantora»
Entre secadores dos anos 50 e revistas de penteados, aquela que é mais conhecida do grande público como Deolinda revela-nos a sua relação com o corpo e a beleza, mas também a forma como descobriu a sua voz e como passou de Benfica aos tops da Worldmusic, acompanhada pelos primos e pelo marido. Seguimos ainda Ana Bacalhau em digressão até Braga, a preparação antes do concerto e a explosão em palco.

SINOPSE do 2º episódio
«Conversas no Cabeleireiro com Leonor Keil – bailarina»
Um corte de cabelo é o pretexto para uma agradável conversa sobre os cuidados de beleza de uma maria-rapaz da dança portuguesa, mas também para percorrer a sua carreira de bailarina, o ensino e a prática da dança, a relação com o marido que é também o seu coreógrafo, a decisão de se afastar de Lisboa e criar em Viseu um importante pólo cultural. Entre ensaios e brincadeiras com os filhos, entramos um pouco mais no mundo de Leonor Keil.

SINOPSE do 3º episódio
«Conversas no Cabeleireiro com Sofia Areal – pintora»
Uma ida ao cabeleireiro leva-nos a falar da preocupação com a beleza e a estética, seja na exaltação diária da sua feminilidade, seja na sua actividade como pintora. Sofia Areal abre-nos ainda as portas do seu atelier, falando-nos do seu percurso formativo, das dificuldades que ser mãe e esposa trouxeram à sua carreira, da felicidade que só a pintura lhe traz, e do amor pelo seu cão, igual ao de Picasso.

SINOPSE do 4º episódio
«Conversas no Cabeleireiro com Isabel do Carmo – médica endocrinologista»
Sendo o cabeleireiro um local quase hostil a Isabel do Carmo até há pouco tempo, é no entanto ali, entre tesouras e secadores, que nos fala do valor social, cultural e religioso do corpo e do cabelo da mulher ao longo da história, mas também do seu percurso político, da vida familiar e do seu empenho como médica endocrinologista.

SINOPSE do 5º episódio
«Conversas no Cabeleireiro com Purificação Araújo – médica obstetra»
Aproveitámos uma ida ao cabeleireiro de longa data de Purificação Araújo, médica obstetra em grande parte responsável pela introdução do Planeamento Familiar em Portugal, para uma agradável conversa sobre como mudaram ao longo do tempo no nosso país questões como os cuidados de saúde materna, o parto profiláctico e o aborto, mas também sobre curiosos episódios de partos a mulheres clandestinas antes do 25 de Abril, sobre o seu casamento de longas décadas e sobre o seu amor pela arte.

Mais informações: Website externo

Videos [#1]:
  • [Trailer]
Equipa

Imagens [#3]:
  • ...

  • ...