O Sobreiro (1991)

Living Shadows - The Cork Tree

Produção Rodagem: Jul 1989 / Out 1990

N/C

52 min

Documentário  

Realização:  ·  Jorge Marecos Duarte

Este documentário, tendo como personagem central a árvore da cortiça, destina-se principalmente a despertar o interesse universal na preservação da natureza, apontando para o papel importante que uma árvore pode desempenhar na identidade de um povo.
Uma grande variedade de temas é tratada, incluindo a biologia da árvore e filogénese; os ecossistemas, a que está associada; os animais que a apoiam; a sua evolução e contribuição ecológica para o seu habitat; o simbolismo que tem inspirado astistas, poetas e escritores; os fatores económicos e culturais que regularam a sua expansão e que atualmente estão colocando a espécie em perigo...
Acompanhando o sobreiro durante as quatro estações do ano, este documentário retrata uma versão da história de Portugal e da cultura do seu povo.

"Origem e evolução do sobreiro na bacia do Mediterrâneo. Relação religiosa do homem com a natureza. Riqueza ecológica dos montados. A Primavera - floração, cadeias alimentares. Resistência do sobreiro ao fogo: a cortiça. Robert Hooke e a primeira observação de uma célula ao microscópio. Propriedades da cortiça. Don Pérignon, vulgarização da rolha de cortiça, despoletar da indústria corticeira moderna, a floresta industrial. Exploração da madeira, construção naval. Uso múltiplo do montado: agricultura, os porcos de montanheira. A Campanha do Trigo, a desertificação, o Verão. Primeiras chuvas, riqueza do montado no Outono, a bolota, os pombos torquazes, a caça e as coutadas, protecção aos montados. Uma montaria ao javali. Uma gralha que enterra uma bolota que germina, novo ciclo que se vai iniciar..."
[Fonte: José de Matos-Cruz, O Cais do Olhar, 1999, p.254]

[This documentary, having as its central character the cork tree, aims primarily to stir universal interest in saving and preserving nature, by pointing to the important role that a tree may play on a people’s identity. A wide variety of themes are covered, including the tree’s biology and phylogenesis; the ecosystems, with which it is associated; the animals that support it; its evolution and ecological contribution to its habitat; the symbolism that has inspired astists, poets and writers; the economic and cultural factors that have regulated its expansion, and are currently placing the species in jeopardy... Accompanying the cork tree during the four seasons, this documentary portrays a version of Portugal’s history and the culture of its people.
[Source: RTC]

Equipa

Entidades [#4]:
  • Tobis Portuguesa · Laboratório de Imagem
  • Tobis Portuguesa · Registo de Som
  • RTP · Registo de Som (Misturas)
  • RTP · Patrocínio
Exteriores [#1]:
    Alentejo |
Estreias [#1]:
  • 1991-03-21 | RTP2 - Emissão | Estreia

Dados Técnicos:
Cor | 16 mm |

Outras informações:
Pertence à série "Sombras Vivas"
Tem imagens de: "As Pedras e o Tempo" (Fernando Lopes) e "Passagem Para o Índico" (António Hipólito/RTP)