Apicultura - A Técnica do Apiário (1938)

N/C

18m 44s

Documentário  

Realização:  ·  Adolfo Coelho

Descrição: A vida das abelhas. Como se povoa uma colmeia construída pelos modernos processos. Polinização das flores. O favo - contraste entre o favo produzido na colmeia racional e na colmeia rústica.
[Fonte: Cinemateca Digital]
José Adolfo Coelho (1899-1953) foi o mais importante e mais prolixo realizador de documentários de temática agrícola em Portugal. Funcionário da Direção Geral dos Serviços Agrícolas, fundou e dirigiu a partir de 1929 os serviços cinematográficos do Ministério da Agricultura (MA), para os quais realizou mais de 50 documentários entre as décadas de 1930 e 1950. Muito bem recebidos à época e mostrados em festivais europeus nos anos 1940, estes filmes têm uma importância central não só na história do cinema agrícola e, de modo mais alargado, do cinema científico português, mas também no processo que consagrou definitivamente o potencial educativo e cultural do cinema. Para além destes filmes, Coelho foi um conhecido autor de policiais e livros de espionagem, tema sobre o qual realizaria a sua única longa-metragem de ficção, Porto de Abrigo (1940).
Fundados por ocasião da Campanha do Trigo (iniciativa do ministro Henrique Linhares de Lima inspirada na “Bataglia del Grano” do fascismo italiano), os serviços cinematográficos agrícolas inspiraram-se no modelo francês e, tal como naquele país, juntaram a uma estrutura de produção uma filmoteca responsável pela distribuição nacional de uma importante coleção de filmes de temática agrícola, portugueses e estrangeiros.
Os filmes de Adolfo Coelho seguem o exemplo dos Kulturfilme da célebre produtora alemã UFA, combinando também uma forte componente pedagógica com o emprego de técnicas cinematográficas sofisticadas, tais como micro e macro-fotografia, câmara lenta, animações e reconstituições em estúdio de variados habitats (muitas destas técnicas foram usadas pela primeira vez em Portugal).
[Fonte: Tiago Baptista - À Pala de Walsh]

Mais informações: Website externo

Equipa

Entidades [#1]:
  • Lisboa Filme · Registo de Som
Imagens [#2]:
  • ...

Dados Técnicos:
P/B | com som | 35 mm | 1:1,21 |

Outras informações:
Pode ver o vídeo no website externo - Cinemateca Digital
Duração: 00:18:44, a 24ips
Ver também:
https://www.apaladewalsh.com/2018/02/adolfo-coelho-e-o-cinema-agricola-em-portugal/