Cravos de Abril (1976)

M/6

27 min

Documentário  

Realização:  ·  Ricardo Costa

Argumento:  ·  Ricardo Costa

O estado do país, as guerras coloniais, a ditadura de Salazar.
As primeiras horas do 25 de Abril de 1974, na Praça de Comércio. Atacantes e resistentes.
O desenrolar dos acontecimentos durante a ocupação da praça. Uma ameaçadora fragata vagueia pelo Tejo. O arranque das forças militarizadas para o Largo do Carmo.
O cortejo dos carros de combate ao longo da Rua Augusta e a adesão popular. No Chiado, estão estacionadas as forças fiéis ao regime. A caserna cercada no Largo do Carmo e a rendição da Guarda Nacional Republicana. A primeira grande concentração de massas populares apoiando os militares revoltosos.
A prisão dos agentes da polícia política da PIDE e o desmantelamento da sua sede na rua António Maria Cardoso. A libertação dos prisioneiros políticos do Forte de Caxias. A prisão do Forte de Peniche está agora ocupada pelos pides capturados.
O comunicado do Movimento das Forças Armadas ilustrada pelo desenhador humorista Maurice Sinet. A chegada de Mário Soares do exílio à estação de Santa Apolónia. As primeiras apoteoses. A chegada de Álvaro Cunhal ao aeroporto de Lisboa. O primeiro 1º de Maio, em Lisboa. A multidão arrebatada pelos discursos de Soares e de Cunhal.
As pinturas murais depois do 25 de Abril. O futuro em questão.
[Fonte: Wikipedia]

Aquela que é a última revolução do Séc. XX na Europa, ficou conhecida como a "Revolução dos Cravos". Em vez de "um banho de sangue" que muitos recearam ser o fim do antigo regime, as armas "calaram-se" com cravos e a forte adesão popular refreou qualquer tentativa de reacção do anterior regime.
Este documentário relembra-nos esses dias de festa, essa revolução sem balas, essa revolução dos cravos.
[Fonte: RTC]

Equipa

Dados Técnicos:
Cor | 16 mm |

Outras informações:
Editado em DVD e distribuído por Lusomundo Audiovisuais, em 2000