Ricardo Costa



Nasceu: 1940-01-25

Local de nascimento: Peniche
Nacionalidade: Português
Sítio internet: http://ricardocosta.net/
Dados adicionais:

Realizador. Produtor
Frequentou a Faculdade de Letras de Lisboa até 1967 e defendeu tese sobre os romances de Kafka ("Franz Kafka, uma escrita invertida"), tendo obtido uma licenciatura em Letras no ano de 1969.
Foi professor de liceu e editor de obras literárias e de conteúdo sociológico - Mondar Editores - até 1974. Dedicou-se à prática cinematográfica, mas só depois da "Revolução dos Cravos" se tornou cineasta profissional, tendo feito parte da cooperativa Grupo Zero, com João César Monteiro, Jorge Silva Melo, Seixas Santos e outros.
Trabalhou activamente com a RTP realizando e produzindo, como colaborador externo, duas grandes séries de filmes documentários: Mar Limiar, 29 curtas metragens de cerca de trinta minutos sobre a vida dos homens do mar da costa portuguesa e Homem Montanhês, quatro longas-metragens sobre a montanha compostas, cada uma, de três episódios. Produziu e realizou nesse período (74/82) vários outros documentários e longas-metragens.
Foi gerente da produtora "Diafilme audiovisuais," tendo colaborado até 1977, como produtor e realizador, com as cadeias de televisão alemã ARD e com a norte-americana CBS.
Entre outras curtas e longas-metragens realizados até à presente data, dirigiu entre 1978 e 1980 a sua primeira longa-metragem de ficção. Foi argumentista ou co-argumentista de todos os seus filmes.
(Fonte: Página Pessoal de Ricardo Costa)

Participações [#109]

  • 201709111039_cinept_licenciatura_em_cinema_260_260
  • PUB