Alentejo Sem Lei (1990)

Produção 1988-1990

Telefilme   Série  

Realização:  ·  João Canijo

Uma história de bandidos, em que as personagens são mais cómicas que trágicas, com a acção a decorrer no Alentejo, nos finais do séc.XIX, um período que sucede à guerra cívil entre liberais e absolutistas. Um tempo em que o Alentejo era uma região pouco povoada e quase selvagem, afinal o cenário ideal para esta história de violência e brutalidade, protagonizada por homens que vivem à margem da lei.

É neste território sem lei que tem lugar a história do Bando do Zarolho: o Major, a Morgada, Ferro, Negas e Fininho.
Depois do fim da Guerra Civil de 1828-43, o grupo continua a sua luta por D. Miguel, até que, a pouco e pouco, os seus elementos se transformam em ladrõezecos com a cabeça a prémio, um bando de pobres diabos que têm de assaltar os montes para sobreviver.
O Major divide-se entre o sentimento de protecção pela Morgada – criatura bravia e indomável que ele jurou proteger -, e a paixão que descobre por Marianita, uma menina de boas famílias que foge de casa num desvario de amor.
Perseguidos por Geraldo, que pretende vingar o pai, e por Galamba, oficial traidor que quer salvar Mariana, seguimo-los numa viagem por um Alentejo sem sombra nem lei, onde a justiça tem de ser feita à força e pelas suas próprias mãos.

A paisagem alentejana serve de pano de fundo para duelos e paixões, mas também para momentos de grande humor.

[Alentejo Lawless Land is a short series centered on the political struggle between the conservative and the liberal monarchist factions for the throne of Portugal, in the period of 1828 and 1843. Alentejo, the vast planes south of the Tagus river, poor in agricultural productivity and void of industrial resources, saw the political struggle of the nobles aggravated with the class struggle between the handful of land owners, and the mass of jobless have-nots. The empire of law faltered, and sheer power became law.]

Mais informações: Website externo

Videos [#1]:
  • [Trailer]
Equipa

Outras informações:
Mini-série de 3 episódios de 50 minutos - Produção: RTP.
- Editado em DVD por RTP/Midas, em 2007.