Hiroatsu Suzuki



Local de nascimento: Kyoto - 1970
Dados adicionais:

Nasceu em Kyoto em 1970. Cineasta autodidata e Artista Visual.
No Museu do Cinema de Kyoto, aprendeu com os clássicos Japoneses e no Círculo de Cinema estudou a História do Cinema Mundial. Depois de várias experiências em filmes independentes, residiu em Okinawa onde começou a interessar-se pela fotografia em ambiente rural.
Partiu para a Europa com o objetivo de apurar o seu sentido visual e artístico através da prática fotográfica e da visualização atenta de filmes em Paris. Descobre o cineasta Pedro Costa, com o filme “O Quarto de Vanda”, e decidiu viajar até Portugal.
Viu a filmografia completa de Manoel de Oliveira, filmes de António Reis/Margarida Cordeiro e António Campos e outros realizadores portugueses no ANIM, na Cinemateca Portuguesa.
Conheceu Rossana Torres e com ela explora o mundo rural no Alentejo. Começou a filmar em volta de Mértola e realizou em conjunto com Rossana, o filme “Cordão Verde”, apresentado no Festival Internacional de Locarno, Toronto, Viennale, Buenos Aires, entre outros. Formou, em 2010, a Associação de desenvolvimento e pesquisa artística “Entre Imagem”.
[Fonte: http://www.e-cultura.sapo.pt/artigo/7363]

  • 201709111039_cinept_licenciatura_em_cinema_260_260
  • PUB