António Semedo



Nasceu: 1950-08-06

Local de óbito: ? - 2005
Nacionalidade: Português
Sítio internet: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B3nio_Semedo_(ator)
Dados adicionais:

Ator, Dobrador, Escritor, Produtor teatral
Trabalhou no Teatro Monumental, Casa da Comédia, Teatro Variedades, Teatro Maria Matos…
Trabalhou em televisão e cinema.
Fez várias dobragens para desenhos animados.
Era filho da atriz Maria José e do ator e realizador Artur Semedo. Era irmão da atriz Rita Ribeiro.
Desde sempre que conviveu no mundo do espetáculo e destacou-se, tanto no ramo do teatro, como cinema, televisão e até na área da música. Tó Semedo tinha uma grande versatilidade vocal, o que fez com que os seus trabalhos na área das dobragens fosse muito requisitado.
Um dos trabalhos que teve maior notoriedade foi a de dobrador de Topo Giggio no início da década de 1980. Destaque-se, também, o seu trabalho de dobragem em séries de desenhos animados como Dragon Ball, Sailor Moon, Os Cavaleiros do Zodíaco entre outras, seja como dobrador seja como diretor de dobragem. Ainda no mundo da representação participou em peças de revista e comédia no Parque Mayer, onde trabalhou com Armando Cortez, Natália Correia, Francisco Nicholson, Mariana Rey Monteiro, Ivone Silva, Camilo de Oliveira, Canto e Castro, Laura Alves e Helena Isabel.
No cinema destaca-se a sua participação no filme Inês de Portugal (1997).
Na universo discográfico, os trabalhos de António Semedo estão sobretudo ligados aos personagens que interpretou, como na peça O Processo de Jesus (1982), Os Patinhos ou a dobragem de Topo Gigio com uma canção própria de autoria de José Cid e Rui Guedes.
Como actor, na televisão, protagonizou a série pedagógica na área da ciência Turbolento (1988), no papel de Professor Pardelhas, e Os Mafarricos (1990), onde também assinou o guião. Participou ainda em telefilmes e séries para a RTP nas décadas de 1970 e 1980, maioritariamente. Em alguns destes trabalhos foi também encenador, produtor ou escritor. Foi ainda padrinho de algumas marchas populares de Lisboa.
[Fonte: Wikipedia]