Rogério Paulo



Nome completo: Rogério Gomes Lopes Ferreira

Nasceu: 1927-11-17 · Morreu: 1993-02-25

Local de nascimento: Silva Porto - Angola
Local de óbito: Lisboa
Nacionalidade: Português
Sítio internet: https://pt.wikipedia.org/wiki/Rog%C3%A9rio_Paulo
Dados adicionais:

Ator e Encenador
Ainda aluno do Conservatório Nacional, juntou-se em 1950 à Companhia Rey Colaço-Robles Monteiro. Aqui trabalhou com Amélia Rey Colaço, Palmira Bastos, Nascimento Fernandes e Maria Matos. Estreia-se no cinema em A Garça e a Serpente (1952). Adquiriu estatuto de galã na comédia O Costa d'África (1954) e contracenou com Vasco Santana, Laura Alves, Anna Paula e Ribeirinho.
Rogério Paulo foi cidadão politicamente activo desde a juventude, acérrimo opositor do regime fascista de Oliveira Salazar, que sempre combateu. Em 1957 integrou as listas da oposição democrática ao regime. Durante a ditadura nunca assumiu a sua ligação ao Partido Comunista Português, do qual foi militante desde 1953. Participou da "fuga de Peniche", com Álvaro Cunhal e outros comunistas, a 3 de Janeiro de 1960. Quando Marcelo Caetano ascendeu ao poder, redigiu um documento, assinado por 170 actores, que protestava contra o estado do teatro em Portugal e contra a censura, que há muito impedia a liberdade de expressão, espartilhando a criação artística no país.
Destacou-se em filmes como O Crime da Aldeia Velha (1964), de Manuel Guimarães, A Recompensa (1979), de Arthur Duarte, Verde por Fora, Vermelho por Dentro (1980), de Ricardo Costa e Sem Sombra de Pecado (1983), de José Fonseca e Costa. Na televisão ficou marcada a sua passagem com o personagem "Mimoso das Sardinhas" na telenovela Chuva na Areia (1985).
[Fonte: Wikipedia]