O Novo Testamento de Jesus Cristo Segundo João (2013)
129 min
Realização: · Joaquim Pinto · Nuno Leonel
Argumento: · Apóstolo João
[Following the publishing of Portuguese literature texts, form the transition from classical to baroque, in books that were accompanied by audio recordings read by Luís Miguel Cintra, the actor was invited for a recording of “The Gospel According to John”, outside, in the country. It is the day of that reading, performed continuously from the early afternoon until sunset, that is documented here.]
Apoio: · Fundação Calouste Gulbenkian [à pós-produção]
Argumento: · Apóstolo João
Direcção de Som: · Joaquim Pinto
Fotografia: · Nuno Leonel
Produção: · Presente
Produtor: · Joaquim Pinto · Nuno Leonel
Realização: · Nuno Leonel · Joaquim Pinto
Tradução: · António Pereira de Figueiredo [da vulgata latina]
"Luís Miguel Cintra dá voz a um texto que testemunha e materializa a experiência de Cristo.
Filmado no exterior, no Mundo, até ao pôr-do-sol, é através do domínio da palavra, da espessura da voz, da respiração e do corpo do actor que, num espaço amplo e ao ar livre, somos convidados a sentir através dele essa experiência espiritual, para lá das nossas convicções religiosas."
[Fonte: IndieLisboa]
"Na sequência das nossas edições de textos de literatura portuguesa da transição do clássico ao barroco em livros acompanhados de gravações áudio ditas por Luis Miguel Cintra, convidámos o Luis para um registo do Evangelho Segundo S. João ao ar livre, no campo.
O primeiro capítulo é acompanhado por imagens do local, seguindo-se um bloco em que somos imersos no “grão da voz” de Luis Miguel. A partir daí, a essa voz materializa-se na expressão, no gesto, na presença, no ritmo, na respiração, na pulsão do corpo do actor, que se transforma em veículo da materialização do texto.
É esse dia de leitura, efectuada em continuidade desde o início da tarde até ao pôr do sol, que aqui documentamos. A interpretação inspirada permite vislumbrar, através de todos os séculos de fixações, transcrições e traduções de um texto que é já uma condensação em camadas sucessivas de uma experiência pessoal de Jesus, a emanação da força espiritual da vida de Cristo."
[Fonte: Fundação Calouste Gulbenkian]