Avieiros (1976)

Produção 1974-1976

N/C

90 min

Documentário  

Realização:  ·  Ricardo Costa

Argumento:  ·  Ricardo Costa

Ti Zaragata é um pescador do Tejo que vive na Aldeia das Palhotas, grupo de construções de madeira suspenso sobre as águas, na região de Azambuja, ditas edificações palafíticas.
A sua casa, como a dos outros avieiros, é feita de tábuas, tosca, pequena, mas tem o rio como paisagem: amplo, vivo, generoso. É ele todo o seu sustento e todo o seu futuro. O seu passado é a longínqua Praia da Vieira (Vieira de Leiria), de onde todos eles vieram, visto lá ser mais dura a vida. O seu modo é a bateira, essa fina barca de popa e ré erguidas para romper as ondas do mar, mas que ali, na mansidão do Tejo, só servem para botar figura.
É aquilo de que mais gosta, o Zaragata. A alcunha bem o ilustra. Bêbado dá que falar e sóbrio pesca. Vive com a poesia sem ser poeta, gosta de tocar gaita. Para ser poeta basta viver como os outros vivem. Basta correr o rio de cima a baixo, bater uma soneca debaixo de um choupo. Basta conviver, soltar a língua. Basta seguir o curso da Revolução de Abril e ter esperança. Basta também saber ficar calado a ver o que se passa. E ali está em cena nesse mesmo dia, num teatro ambulante, uma peça em que o bom povo contracena com o Movimento das Forças Armadas, o MFA.
Era valente o espectáculo. E bom para continuar. Mas a vida é a vida. E por ali fica o Zaragata, a mulher e os outros … a ver no que vai dar a peça.
[Fonte: Ricardo Costa]

[Ti Zaragata, a poor fisherman, his wife and friends live and fish on the river Tagus. On sea and earth nothing seems to change in a time of revolution.]

Mais informações: Website externo

Equipa

Imagens [#2]:
  • ...

    Ti Zaragata

Dados Técnicos:
P/B | 16 mm |

Outras informações:
Na versão TV da série Mar Limiar, divide-se em três partes:
1ª – Ti Zaragata e a Bateira;
2ª – Quem só muda de camisa;
3ª – Nas voltas do rio.

Festivais e Prémios:
# 1976 - 22º Festival de Curtas de Metragens de Oberhausen - Westdeutsche Kutzfilmtage (primeira parte Ti Zaragata e a Bateira)
# 1977 - Krakow Film Festival - Festival de Cinema de Cracóvia (primeira parte Ti Zaragata e a Bateira)

  • 201709111039_cinept_licenciatura_em_cinema_260_260
  • PUB