Inês Fonseca Santos



Local de nascimento: Lisboa - 1979
Nacionalidade: Portuguesa
Sítio internet: http://inesfonsecasantos.blogspot.pt
Dados adicionais:

Jornalista, Escritora
Tirou o curso de Direito e fez o mestrado em Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea. Na televisão, trabalhou como jornalista nos programas Sociedade das Belas Artes, Laboratório (ambos da SIC Notícias), Câmara Clara e Diário Câmara Clara (ambos da RTP 2), do qual foi editora e apresentadora. É responsável pelos conteúdos editoriais da série documental Tradições – Retalhos da Vida de um Povo (SIC Notícias).
Escreveu o ensaio A Poesia de Manuel António Pina – O Encontro do Escritor com o seu Silêncio, reeditado no volume Regressar a Casa com Manuel António Pina (Abysmo), que inclui ainda o filme As Casas Não Morrem, feito em parceria com Pedro Macedo; a biografia Produções Fictícias – 13 Anos de Insucessos (Oficina do Livro); os livros de poesia As Coisas, com desenhos de João Fazenda, e A Habitação de Jonas, com ilustrações de Ana Ventura (ambos da Abysmo); o livro infanto-juvenil A Palavra Perdida, ilustrado por Marta Madureira (Arranha-Céus).
Escreveu para o Prontuário do Riso (Tinta-da-China) e colaborou com várias revistas: Ficções, Relâmpago, Textos e Pretextos, Elle, entre outras. Textos seus figuram em antologias portuguesas e estrangeiras. Foi coordenadora do programa de rádio A História Devida (Antena 1 / Produções Fictícias), foi uma das Condutoras de Domingo (Antena 3 / Produções Fictícias) e organizou, com Nuno Artur Silva, a Antologia do Humor Português (Texto). Na Casa Fernando Pessoa, coordenou o ciclo Humor de Pessoa (2013) e é responsável, com Filipa Leal, pelos debates Os Espaços em Volta. A convite da Fundação Calouste Gulbenkian, comissariou o colóquio É então isto para crianças?: Criações para a infância e a juventude.
Mantém o blogue PIM! (inesfonsecasantos.blogspot.com).

Participações [#2]