Manuel Casimiro



Nome completo: Manuel Casimiro Brandão Carvalhais de Oliveira

Nasceu: 1941-11-21

Local de nascimento: Porto
Nacionalidade: Português
Sítio internet: https://pt.wikipedia.org/wiki/Manuel_Casimiro
Dados adicionais:

Pintor, Escultor, Fotógrafo, Designer, Realizador
É filho do cineasta Manoel de Oliveira.
Recebeu uma bolsa da Fundação Gulbenkian em 1976 para desenvolver um projecto de investigação na área das artes visuais, partindo então para França (Paris e Nice). Foi em Nice que se fixou durante mais de 18 anos, donde se ausentou muitas vezes para viajar por esse mundo fora, sobretudo para passar grandes temporadas em Itália, mas também em Nova Iorque, onde viveu um ano.
O mérito do seu trabalho só viria a ser reconhecido em Portugal nos finais da década de 80, mas a nível internacional intelectuais consagrados e importantes coleccionadores já tinham demonstrado grande interesse pela sua obra.
Em Portugal autores como Eduardo Lourenço, José-Augusto França, Agustina Bessa Luís, Bernardo Pinto de Almeida, João Fernandes ou António Cerveira Pinto, chamaram a atenção para a originalidade da obra de Manuel-Casimiro.
Nos museus portugueses tem obras na Fundação Gulbenkian, Fundação de Serralves, Museu Coleção Berardo, onde expôs os "Caprichos”, oitenta trabalhos que integraram recentemente as colecções da importantíssima Biblioteca Nacional de França, em Paris.
Em 1996/97, Jean-Hubert Martin apresentou em Serralves a primeira retrospectiva de Manuel-Casimiro, exposição que foi acompanhada da edição de um importante catálogo.
[Fonte: Fundação de Serralves]

  • 201709111039_cinept_licenciatura_em_cinema_260_260
  • PUB