Gérard Castello-Lopes



Nome completo: Gérard Maria José Leveque de Castello-Lopes

Local de nascimento: Vichy, França - 1925
Local de óbito: Lisboa
Nacionalidade: Português
Dados adicionais:

Nascido em Vichy, viveu ao longo da sua vida, em Lisboa, Cascais e Estrasburgo, onde integrou o Corpo Diplomático da Missão Permanente de Portugal junto do Conselho da Europa. Mais tarde fixaria residência em Paris.
Licenciado em Economia, pelo Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras, dedicou a sua vida ao cinema e à fotografia.
Herdeiro e gerente da distribuidora Castello-Lopes, fundada pelo seu pai, foi também assistente de realização de Artur Ramos no filme "Os Pássaros de Asas Cortadas" (1962), co-autor e assistente de produção e realização da curta-metragem de 1970, "Nacionalidade: Português" de Fernando Lopes, e foi um dos fundadores do Centro Português de Cinema.
Entre 1991 e 1993, foi presidente do júri do Instituto Português de Cinema, e integrou o conselho consultivo da Culturgest.
Foi crítico de cinema, de 1964 a 1966, na revista O Tempo e o Modo, e escreveu para os jornais A Tarde e o Semanário, entre 1982 e 1984. Também foi assistente de encenação de duas óperas, subsidiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, e produzidas pelo Grupo Experimental de Ópera de Câmara.

Participações [#5]

  • 201709111039_cinept_licenciatura_em_cinema_260_260
  • PUB