Michel Giacometti



Nasceu: 1929-01-08 · Morreu: 1990-11-24

Local de nascimento: Ajaccio, Córsega - França
Local de óbito: Faro - Portugal
Nacionalidade: Francês
Sítio internet: https://pt.wikipedia.org/wiki/Michel_Giacometti
Dados adicionais:

Etnomusicólogo
Veio viver para Portugal em finais de 1959.
Pouco depois de chegar, apresentou à Fundação Calouste Gulbenkian, à recentemente criada Comissão de Etnomusicologia, um projecto de recolha de música popular do Nordeste Transmontano, pedindo apoio, que lhe foi negado. Manuela Perdigão, que trabalhava na Fundação, passou-lhe uma carta de recomendação dirigida a Fernando Lopes Graça. A 23 de maio de 1960, perante tais obstáculos, Giacometti informou Lopes Graça que avançaria sozinho, com alguns apoios nacionais e internacionais. Tenaz, consegue fundar os Arquivos Sonoros Portugueses (outubro de 1960).
Produz então uma série de programas radiofónicos sobre a música tradicional portuguesa para a Emissora Nacional, Radio France, WDR (Rádio da Alemanha Ocidental), Sveriges Riskradio (Estação pública de rádio da Suécia) .
Fixa-se entretanto em Bragança. Percorrendo o país nas décadas seguintes, até 1982, gravou músicas tradicionais de cantores do povo, que as usava como incentivo lúdico durante o trabalho, tornando-o mais leve e na prática mais eficaz. Seduzido pelo encanto do artifício, acaba por lançar, com a colaboração de Fernando Lopes Graça, a "Antologia da Música Regional Portuguesa", os conhecidos “discos de sarapilheira”, colecção editada pelos Arquivos Sonoros Portugueses. Recolhe também importantes dados sobre o teatro de marionetes.
A partir de 1970 dirigiu na RTP, durante três anos, o programa O Povo que Canta, com filmes realizados por Alfredo Tropa, dando assim a conhecer ao país uma considerável diversidade de cantos de trabalho, um frágil património imaterial em vias de extinção.
Morreu em Faro e está sepultado, por vontade sua, na terra seca da pequena aldeia de Peroguarda, no concelho de Ferreira do Alentejo.
[Fonte: Wikipedia]

Participações [#6]

  • 201709111039_cinept_mestrado_em_cinema_260_260
  • PUB