Maria do Céu Guerra



Nome completo: Maria do Céu Guerra de Oliveira e Silva

Nasceu: 1943-05-26

Local de nascimento: Lisboa
Nacionalidade: Portuguesa
Dados adicionais:

Actriz.
Frequentou o curso de Filologia Românica na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, período em que começou a interessar-se por Teatro. Pouco depois integrou o grupo fundador da "Casa da Comédia". Ao lado de Zita Duarte, Manuela de Freitas, Santos Manuel, Fernanda Lapa, Laura Soveral, entre outros, participou em "Deseja-se Mulher", de Almada Negreiros, encenado por Fernando Amado.
Passou para o Teatro Experimental de Cascais, onde se profissionalizou e, sob a direcção de Carlos Avilez, interpretou um sem número de peças.
No cinema trabalhou com os realizadores Fernando Matos Silva (O Mal Amado e Guerra de Mirandum), Luís Couto, Luís Filipe Rocha (A Fuga), Fernando Lopes (Crónica dos Bons Malandros), Luís Filipe Costa, Costa e Silva, Eduardo Geada (Saudades Para Dona Genciana), José Fonseca e Costa (Os Cornos de Cronos), Frederico Corado (A Estrela ), Margarida Gil (Anjo da Guarda) e Ruy Guerra (Portugal S.A.).
Apareceu, pontualmente, na televisão, onde se destacaram telefilmes (como Casino Oceano, de Lauro António ou La Letre Volle, de Ruy Guerra) e séries.
[Fonte: Wikipedia]

  • 201709111039_cinept_mestrado_em_cinema_260_260
  • PUB