António de Macedo
Nasceu: 1931-07-05 · Morreu: 2017-10-05
Local de nascimento: Lisboa
Local de óbito: Lisboa
Nacionalidade: Português
Sítio internet: https://www.facebook.com/photo.php?v=10150984551524271
Dados adicionais:
Participações [#118]
- Argumento
- · Domingo à Tarde (1965)
- · Alta Velocidade (1967)
- · Sete Balas para Selma (1967)
- · Almada Negreiros Vivo, Hoje (1969)
- · Nojo aos Cães (1970)
- · A Promessa (1972)
- · O Rico, O Camelo e O Reino - ou O Princípio da Sabedoria (1976)
- · As Horas de Maria (1977)
- · A Bicha de Sete Cabeças (1978)
- · O Príncipe com Orelhas de Burro (1980)
- · Os Abismos da Meia-Noite (1983)
- · Os Emissários de Khalôm (1988)
- · A Maldição de Marialva (1991)
- · O Altar dos Holocaustos (1992)
- · Chá Forte Com Limão (1993)
- · Santo António de Todo o Mundo (1996)
- · O Segredo das Pedras Vivas (2016)
- Coordenação
- · E Depois de Abril... (1998)
- · História do Cinema Português 1974 - 1984 (1998)
- Decoração
- · O Rico, O Camelo e O Reino - ou O Princípio da Sabedoria (1976)
- Fotografia de Cena
- · Nojo aos Cães (1970)
- Intérprete
- · Especial Cannes: 50 Anos de Festival (1997)
- Locução
- · Fernando Lanhas - Os 7 Rostos (1988)
- Mistura de Som
- · Fado - Lisboa 68 (1968)
- Montagem
- · Domingo à Tarde (1965)
- · Alta Velocidade (1967)
- · Sete Balas para Selma (1967)
- · Fado - Lisboa 68 (1968)
- · Almada Negreiros Vivo, Hoje (1969)
- · Nojo aos Cães (1970)
- · A Promessa (1972)
- · O Rico, O Camelo e O Reino - ou O Princípio da Sabedoria (1976)
- · O Outro Teatro (1976)
- · A Bicha de Sete Cabeças (1978)
- · Os Abismos da Meia-Noite (1983)
- · Os Emissários de Khalôm (1988)
- · A Maldição de Marialva (1991)
- · Adeus Princesa (1992)
- Produção
- · A Primeira Mensagem (1961)
- · Verão Coincidente (1962)
- · Nojo aos Cães (1970)
- Realização
- · A Primeira Mensagem (1961)
- · Ode Triunfal (1961)
- · Verão Coincidente (1962)
- · 1X2 (1963)
- · Nicotiana (1964)
- · Domingo à Tarde (1965)
- · Crónica do Esforço Perdido (1966)
- · Afonso Lopes Vieira (1966)
- · Fernão Mendes Pinto (1966)
- · Alta Velocidade (1967)
- · Sete Balas para Selma (1967)
- · Fado - Lisboa 68 (1968)
- · Albufeira (1968)
- · Almada Negreiros Vivo, Hoje (1969)
- · A Revelação (1969)
- · Cine-Riso Nº1 (1969)
- · Totobola - Relatório e Contas (1970)
- · Nojo aos Cães (1970)
- · História Breve da Madeira Aglomerada (1970)
- · Cinco Temas Para a Refinaria e Quarteto (1971)
- · Do Outro Lado do Mundo - Almada (1971)
- · O Leite (1972)
- · A Promessa (1972)
- · Inauguração da Doca Alfredo Silva (1972)
- · A Criança e a Justiça (1973)
- · Cenas de Caça No Baixo Alentejo (1973)
- · Marconi - Via Satélite (1973)
- · Um Milhão de Vóltios (1973)
- · Arquitectura e Habitação 1 (1974)
- · Arquitectura e Habitação 2 (1974)
- · A Arte Culinária (1974)
- · Vendedores Ambulantes no Rossio (1974)
- · Ocupação de Terras na Beira Baixa (1975)
- · A Cooperativa Cesteira de Gonçalo (1975)
- · Teatro Popular - Beira Baixa (1975)
- · A Penteadora (1975)
- · Fátima Story (1975)
- · Unhais da Serra - Tomada de Consciência Política Numa Aldeia Beirã (1975)
- · Candidinha (1975)
- · O Rico, O Camelo e O Reino - ou O Princípio da Sabedoria (1976)
- · O Outro Teatro (1976)
- · As Horas de Maria (1977)
- · A Bicha de Sete Cabeças (1978)
- · O Príncipe com Orelhas de Burro (1980)
- · O Futuro do Mondego (1981)
- · Para Uma Vida Melhor, Numa Cidade Melhor (1982)
- · Os Abismos da Meia-Noite (1983)
- · Instituto Superior Técnico - 50 Anos de Um Complexo Escolar Universitário de Engenharia (1985)
- · Fernando Lanhas - Os 7 Rostos (1988)
- · Os Emissários de Khalôm (1988)
- · A Maldição de Marialva (1991)
- · O Altar dos Holocaustos (1992)
- · Chá Forte Com Limão (1993)
- · Santo António de Todo o Mundo (1996)
- · O Segredo das Pedras Vivas (2016)
- Supervisão
- · Lisboa, Jardim da Europa (1972)
- Adaptação
- · Domingo à Tarde (1965)
- · O Príncipe com Orelhas de Burro (1980)
- · Chá Forte Com Limão (1993)
- Colaboração
- · As Armas e o Povo (1975)
- Diálogos
- · Domingo à Tarde (1965)
- · Sete Balas para Selma (1967)
- · A Promessa (1972)
- · O Rico, O Camelo e O Reino - ou O Princípio da Sabedoria (1976)
- · As Horas de Maria (1977)
- · O Príncipe com Orelhas de Burro (1980)
- · Os Abismos da Meia-Noite (1983)
- · Os Emissários de Khalôm (1988)
- · A Maldição de Marialva (1991)
- · O Altar dos Holocaustos (1992)
- Produtor Associado
- · A Promessa (1972)
- Planificação/Sequência
- · Sete Balas para Selma (1967)
- · A Promessa (1972)
- · Fernando Lanhas - Os 7 Rostos (1988)
- Sonoplastia/Mistura
- · Domingo à Tarde (1965)
- · Sete Balas para Selma (1967)
- · A Promessa (1972)
Frequentou a ESBAL (Escola Superior de Belas Artes de Lisboa), onde se graduou como arquitecto em 1958. Exerceu a profissão de arquitecto na Câmara Municipal de Lisboa até 1964, dedicando-se, por fim, ao audiovisual e à literatura. Assinou uma das primeiras obras teóricas e didácticas sobre cinema editadas em Portugal: A Evolução Estética do Cinema (Clube Bibliográfico Editex, 2 vols. 1959-1960).
Foi cofundador das cooperativas Centro Português de Cinema (1970) e Cinequanon (1974).
Especializou-se na investigação e estudo das religiões comparadas, de esoterologia, de história da filosofia e da estética audiovisual, das formas literárias e fílmicas de speculative fiction, temas que tem abordado em inúmeros colóquios, conferências e em diversas publicações. Na sequência destes trabalhos e investigações, doutorou-se em Sociologia da Cultura, com distinção e louvor, em 2010 (Universidade Nova de Lisboa).
Exerceu a actividade de cineasta entre 1961 e 1996, tendo sido um dos realizadores mais activos do Novo Cinema Português. Explorou as técnicas do cinema directo além de outros experimentalismos de natureza estética e técnica, nos seus filmes de longa-metragem, de curta-metragem e de séries de televisão. É escritor e ensaista.
Abandonou o cinema no fim dos anos noventa por se sentir marginalizado. Depois disso, dedicou-se inteiramente à escrita e à actividade docente.
Dedicado ao ensino desde 1970, foi professor no Instituto de Artes Decorativas (IADE), Instituto de Novas Profissões (INP), Universidade Lusófona, Universidade Moderna e na Universidade Nova de Lisboa, regendo cadeiras como Teoria e Prática do Cinema, Análise de Imagem, Arte Narrativa e Esoterismo Bíblico.
[Fonte: Wikipedia]