Eldorado XXI (2015)

Eldorado - La Rinconada

N/C

120 min

Docuficção  

Realização:  ·  Salomé Lamas

El Dorado é um documentário ficção que narra 24 horas na vida de Mamani, um mineiro informal en La Rinconada. Ele trabalha sob o sistema de cachorreo (semelhante ao esquema imposto pela corte Espanhola aos escravos nativos) com a esperança de um dia poder libertar a sua família desse Inferno de Dante e regressar à sua terra natal.
La Rinconada é a maior mina da terra. Homens, mulheres e crianças entram e cavam buracos negros no monte Ananea, arrastando sacos de pedras e vagueando em permanente exaustão.
O sistema é uma lotaria imprevisível; ainda assim, com o cachorreo mineiros e empregados podem evitar “certos impostos”. É um jogo mental – a hipótese de gerar uma pequena fortuna motiva os mineiros; e acreditar em “algo maior” serve de grande inspiração, uma vez que o magro salário mensal não justificaria por si só uma vida de perigos.
Passaram-se quatro anos desde que o governo Peruano finge não ver o crescimento de condições desumanas nesta comunidade remota, onde a maioria dos agentes da autoridade se recusa a patrulhar a área.
“Não: amanhã tudo estará terminado!” – The Gambler, Dostoyevsky
[Fonte: Salomé Lamas]

[ELDORADO is a haunting and mysterious ethnographic reality cut-up. Set in the highest settlement in the world, La Rinconada y Cerro Lunar (5500m), in the Peruvian Andes; an illusion leads men to self destruction, moved by the same interests, dealt with the same tools and means in contemporaneity as it has been dealt in the ancient times.]

Mais informações: Website externo

Videos [#2]:
  • [Promo]
  • [Promo]
Equipa

Imagens [#5]:
  • ...

  • ...

  • ...

  • ...

Outras informações:
Apresentado no âmbito do 64ª Festival Internacional de Cinema de Berlim – secção Berlinale Talents, no Docstation onde são escolhidos 10 projectos para serem desenvolvidos posteriormente.
http://www.berlinda.org/pt/cartaz/12-de-fevereiro-el-dorado-la-rinconada-berlinale-talents/

Festivais e Prémios:
# 2016 - Festival Internacional de Cinema de Berlim, Berlinale - Forum, secção não
competitiva - (Estreia Mundial)