A Arte de Animar Portugal (2013)

48m 32s

Documentário  

Realização:  ·  Helena Pinto

O documentário A Arte de Animar Portugal surge com o objetivo de dar a conhecer ao público em geral a história do cinema de animação português.
Mais do que um simples retrato histórico, esta longa-metragem documental pretende revelar os “bastidores” do cinema de animação nacional tentando, ao mesmo tempo, responder a questões como: O que é a animação? Que transformações ocorreram após mais de oitenta anos de produção de cinema de animação no nosso país?
A animação é um processo lento que exige uma grande entrega e dedicação... O que leva um artista a aventurar-se por este caminho tão complexo? Qual é a essência desta arte que apaixona e atravessa várias gerações? O que a diferencia das demais formas artísticas?
Aliada a uma visão histórica associa-se a este projecto um olhar generalista sobre o trabalho do animador em Portugal e sobre a importância que os órgãos de comunicação, em particular a televisão, e os festivais de cinema tiveram e continuam a ter enquanto plataforma de difusão artística e comercial desta arte.
Mas afinal o que move os animadores em Portugal?
[Fonte: Academia RTP]

Mais informações: Website externo

Equipa

Imagens [#2]:
  • ...

Outras informações:
Entrevistados: Abi Feijó, Alice Guimarães, António Gaio, António Monteiro, Artur Correia, Daniela Nunes, Frederico Diz, Fernando Galrito, Humberto Santana, João Carrilho, João Seabra, José Miguel Ribeiro, José Pedro, Cavalheiro (Zepe), Luís da Matta Almeida, Manuel Tentúgal, Mónica Santos, Nuno Amorim, Pedro Serrazina, Regina Pessoa, Rui Miranda, Servais Tiago, Tiago Alves.

Pode ver o vídeo em:
http://www.rtp.pt/play/p1284/e125397/aartedeanimarportugal