João Bénard da Costa - Outros Amarão as Coisas Que Eu Amei (2014)

João Bénard da Costa - Others will love the things I loved

75 min

Documentário  

Realização:  ·  Manuel Mozos

João Bénard da Costa foi director da Cinemateca Portuguesa durante 18 anos. Eu segui o caminho das suas memórias e encontrei o seu amor pela pintura, pelas igrejas, por Proust e Musil, por Itália, cinema, Mozart e os seus amigos. Mas o que eu realmente queria era tornar presente o homem, de carne e osso, cheio de contradições, um homem livre.
[Manuel Mozos]
Um filme cinéfilo de homenagem a João Bénard da Costa realizado por quem o conheceu de perto.
O filme está pejado de citações cinematográficas, com destaque para Johnny Guitar, de Nicholas Ray, o filme de culto de Bénard, ou A Palavra, de Carl Dreyer, que serve de ponto partida para as questões religiosas e existencialistas que caracterizaram a personagem. Mergulhamos na sua infância, no baú das memórias, nas referências vastas, que não se ficam pelo cinema, viajam pela pintura (arte sacra em particular) e literatura.
É um filme habilmente montado através de arquivos, que não entra na tentação narrativa, deixa as imagens e as palavras do próprio João Bénard falarem por si.
[Fonte: Manuel Alpern, Jornal de Letras, 15 a 28 de outubro de 2014]

[“João Bénard da Costa was the head of Cinemateca Portuguesa for eighteen years. I walked down his memory lane and found his love for painting, for churches, for Proust and Musil, for Italy, films, Mozart, and for his friends. But what I really wanted was to depict the contradictory man of flesh and blood, a free man.” Manuel Mozos]

Mais informações: Website externo

Videos [#2]:
  • Entrevista com o Realizador [Promo]
  • [Trailer]
Equipa

Imagens [#4]:
  • ...

  • ...

  • ...

Outras informações:
Festivais e Prémios:
# 2014 - DocLisboa - em competição
# 2015 - Festival Internacional de Cinema de Roterdão
# 2015 - Caminhos do Cinema Português - Prémio de Imprensa ao Melhor Filme

DVD à venda em http://alambique.pt/

  • 201709111039_cinept_mestrado_em_cinema_260_260
  • PUB