Os Escultores de Espíritos (2014)

Bijagós, as Ilhas Sagradas

52 min

Documentário  

Realização:  ·  Luís Correia  ·  Sana Na N'Hada

O Arquipélago dos Bijagós situa-se na costa ocidental de África e pertence à Guiné-Bissau. Graças ao seu isolamento geográfico, os Bijagós preservaram práticas e modos de vida que só há pouco tempo tiveram contacto com o “mundo de fora”.
Profundamente ancorados em tradições ancestrais, vivem em quase completa autarcia. O desperdício é como um crime, a solidariedade é inquestionável e a velhice respeitada e protegida. Entre os Bijagós permanece uma visão do mundo em que homens, natureza e espíritos formam um sistema cooperativo onde tudo está interligado. A originalidade do seu património torna os Bijagós uma das sociedades mais singulares e únicas, mas o "mundo de fora" avança inexoravelmente e ameaça o frágil equilíbrio que os sustenta.
Para as políticas desenvolvimentistas, é comum a oposição entre cultura e desenvolvimento, sendo que cultura é associada às tradições e ao mundo rural, ou seja, é um obstáculo ao progresso e modernização. Num país que anseia a modernidade poderão os Bijagós resistir à voragem do "desenvolvimento"? Será possível uma nova síntese entre a tradição e a modernidade? O que podemos aprender com os Bijagós?
[Fonte: Fundação Calouste Gulbenkian - Programa Próximo Futuro]

[This story is about the magical world of the Bijagós people whose close relationship with spirits and nature informs their daily life and every decision taken by the community.Banca, a famous sculptor of Iras (spirits), feeling tired, old and worried about the future of a culture in profound transformation, does his last sculpture instructing his son in the hope he will take over.]

Mais informações: Website externo

Videos [#2]:
  • [Teaser]
  • [Trailer]
Equipa

Imagens [#3]:
  • ...

  • ...