Concierges (2006)

49 min

Documentário  

Realização:  ·  Andreia Barbosa

Concierges propõe uma imersão rotina de três porteiras portuguesas a trabalhar em Paris. Todos os aspectos da vida quotidiana das personagens são submetidos ao olhar da objetiva: tarefas diárias, relações com os locatários, questões burocráticas, tempos livres, discussões à mesa, conflitos. Os instantes de rotina destas três mulheres funcionam como pinceladas de um retrato da profissão de porteira e da comunidade emigrante à qual, em França, mais facilmente se associa essa profissão: a portuguesa.

NOTA DE INTENÇÕES:
É evidentemente falso que “todas as portuguesas são porteiras”, como anunciam as inúmeras anedotas sobre a comunidade portuguesa em Paris. Mas as estatísticas confirmam o estereótipo que envergonha muitos dos seus membros: as portuguesas trabalham frequentemente nos chamados “serviços a particulares”, e muitas entre elas tornam-se “concierges”.
A realizadora deste filme, uma portuguesa a viver em Paris há quase um ano, teve a oportunidade de contactar com o forte estereótipo acima descrito e com algumas das mulheres sobre as quais ele recai.
Conheceu gente com histórias de vida notáveis e que desempenham o papel de verdadeiras mediadoras no contexto do prédio no qual trabalham. E descobriu a riqueza de um microcosmos tal que um prédio parisiense – onde as pequenas coisas de todos os dias falam com eloquência de relações de poder, de solidão urbana, de solidariedade informal, de choques e cumplicidades entre culturas.

Equipa

Dados Técnicos:
Cor |

Outras informações:
Co-produção Portugal - França

Festivais e Prémios:
# 2014 - Filmes do Homem, Festival de Documentário de Melgaço