Mudar de Vida - José Mário Branco, Vida e Obra (2013)

Documentário  

Realização:  ·  Nelson Guerreiro  ·  Pedro Fidalgo

Argumento:  ·  Nelson Guerreiro  ·  Pedro Fidalgo

Desde o Estado Novo a sua voz e obra resistem. Amado por uns, temido por outros, as suas canções escritas há mais de 40 anos mantêm-se actuais. Ouça-se o protesto levado ao extremo no tema F.M.I., escrito em 79, canção maldita para os portugueses (proibida de ser emitida nas rádios por ordem expressa do autor). Seguindo os passos de Zeca Afonso, faz do movimento de protesto um dos marcos mais importantes na arte e cultura do século XX, quer pela sua acção quer pelo seu efeito.
A rodagem começou em Abril de 2005 quando o músico-compositor foi ao Teatro Municipal da Guarda apresentar o seu último disco “Resistir é Vencer”. Durante estes anos fomos filmando em Portugal e em França, ensaios, concertos, gravações de discos, conversas, que serviram de ponto de partida para retratar o artista. José Mário Branco conta-nos os problemas do "Ser Português", da emigração, da pobreza, da exclusão, da “crise”, essa mesma “crise” que ouvimos falar desde que nascemos. Aperta o cinto!
Músico, compositor, poeta, actor, activista, cronista, produtor musical, José Mário Branco é o homem dos 7 ofícios. Fala-nos da música e das suas convicções. As suas canções são um instrumento transformador da realidade. Voz de resistência e protesto, “A Cantiga é uma Arma”. É preciso MUDAR DE VIDA!
[Fonte: DesobeDoc]

Mais informações: Website externo

Videos [#1]:
  • [Trailer]
Equipa

Imagens [#4]:
  • ...

  • ...

  • ...

Dados Técnicos:
P/B e Cor |

Outras informações:
Festivais e Prémios:
# 2014 - MUVI Lisboa’14, Festival Internacional de Música no Cinema - Prémio do Público - Grande Prémio Canal Q