O Morgadinho (2006)

3 min

Curta-metragem  

Realização:  ·  Catarina Alves Costa

Rodado durante o mês de Junho em Santo António dos Cavaleiros, em Loures, o filme centra-se numa única personagem. um imigrante da Ilha do Fogo, em Cabo Verde, tocando uma morna no violino, numa paisagem suburbana.
A realizadora procurou retratar a vida deste jovem, que chegou a Lisboa há três anos e trabalha nas obras para sobreviver. No entanto, ser violinista como o pai é a sua verdadeira vocação, tocando em festas de casamento e enterros de cabo-verdianos que vivem em Lisboa.

Equipa

Outras informações:
O Morgadinho fez parte do projecto multimédia, ENTRE NÓS - ciclo de doze filmes, (12x3’) realizados por André Godinho, Pedro Paiva, Fausto Cardoso, Tiago Afonso, Sérgio Tréfaut, Catarina Alves Costa, José Filipe Costa, Cátia Salgueiro, André Príncipe, Miguel Nogueira, Joana Neves, Leonor Noivo.
Este projecto integrou o programa de artes e de cultura artística promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito do Fórum Imigração 2006.
O convite feito a doze cineastas nacionais para a criação de pequenos filmes, com a duração de 3 minutos, subordinados ao tema da imigração, correspondeu a um objectivo principal: dar a ver, através destes criadores, o ponto de vista dos imigrantes sobre a nossa realidade.