Barreiro (1928)

45 min

Documentário  

Realização:  ·  Artur Costa de Macedo

Primeira Parte
Vista Geral do Barreiro.
Vistas diversas: Praia da Vila - que seria uma das melhores do paiz, se a mão do homem a cuidasse...
Vistas tiradas da Quinta dos Arcos, do "Vale do Romão" e do prédio do Ex.mos Sr. José Pedro da Costa: Trez aspectos bem pitorescos.
Algumas Ruas e Largos - a antiga Rua Albers, hoje Miguel Bombarda. Chalet Albers. Largo Luiz Camões e Jardim Público. Antiga Rua Palhais, hoje Rua Aguiar. Largo Alexandre Herculano. Alguns edifícios: Paços do Concelho, (onde estão as repartições públicas); Escola Primária Oficial; Quartel da G.N.R.; Antigos Paços do Concelho;
Sociedade Instrução e Recreio Barreirense (os penicheiros) fachada principal e algumas dependências; A banda da Sociedade em marcha.
Sociedade Democrática União Barreirense (os Francezes) fachada principal e algumas dependências. A banda da Sociedade em marcha.
Segunda Parte
Companhia União Fabril - Séde da Liga de Instrução e Recreio da C.U.F.; Banda da Liga em marcha; Sahida do pessoal das fábricas da Companhia União Fabril.
O Alexandre, o tipo mais popular do Barreiro. Boa disposição: pede em voz cantante e sonora, cascas de favas ou de ervilhas para as vaquinhas...; Má disposição: Revolta-se contra os garotetes atrevidos que o provocam e chega a morder-se a si próprio.
Leitaria Chic - Salas de café e Bilhares.
Atelier Fotográfico de João Rezende.
Armazem de Fazendas, Banqueiro, Mercador, Retrozeiro, Mobilias, Malas, Colchoaria, etc., etc. Francisco Rodrigues & Filhos.
Atelier Fotográfico de Artur Rezende.
Edificios Eclesiasticos: Egreja da Misericordia; Antiga WEgreja de Santa Cruz (Matriz); Egreja do Rosário; Antigo Convento da Madre de Deus; Misericordia e Asilo de D. Pedro V
...
[Retirado dos intertítulos]

Mais informações: Website externo

Equipa

Imagens [#2]:
  • ...

Dados Técnicos:
sem som | 1:1,33 |

Outras informações:
Pode ver o vídeo no website externo - Cinemateca Digital
Duração: 00:45:43, 20 a fps.
A iniciativa deste filme é da autoria do Comandante da Corporação de Bombeiros dos Caminhos de Ferro do Sul e Sueste, Sr. Alberto Teixeira Bravo.