Carosello (2013)

Curta-metragem  

Realização:  ·  Jorge Quintela

Argumento:  ·  Pedro Bastos

Um filme de bolso em carrossel numa praça de Florença.
"um só plano onde a palavra assume um papel relevante e as personagens, estrangeiras, são a perspectiva de um português sobre a cultura e o universo retratado nesse filme.
As imagens fazem parte de um arquivo pessoal do realizador e surgem do acaso. São captadas instintivamente porque Jorge sabe que, um dia, ao rever essas imagens a ideia de construir um filme surgirá. Por isso, coloca a câmara a jeito e deixa o momento acontecer sem interrupções ou manipulação. É com base no que surge que depois recria a narrativa.
Foi num plano do carrossel filmado na Piazza della Repubblica, em Florença, que surgiu a ideia de realizar este filme. Tudo o resto foi fiel à imagem criada. “Carosello” é uma metáfora da própria vida daquela personagem, um reformado italiano. O lado constante do movimento circular do carrossel e os momentos recorrentes que se repetem ao longo da vida do actor. "A palavra é que vai avançando" e com ela a mensagem que cada espectador vai tirando do filme."
[Fonte: Sandra Valdivia, Jornal Público, 05/08/2013]

Mais informações: Website externo

Equipa

Outras informações:
Festivais e Prémios:
# 2013 - Festival Curtas Vila do Conde - Grande Prémio Cidade de Vila do Conde - Melhor Filme em Competição Internacional.